A capacidade de motivar os colaboradores é uma das maiores habilidades que um empreendedor pode ter. Se você já tentou várias práticas, mas ainda está vendo os efeitos colaterais negativos da baixa motivação, saiba que você não está sozinho.  Às vezes, até os melhores gerentes têm que pensar fora da caixa para encontrar maneiras criativas e confiáveis ​​de motivar seus funcionários.

Uma pesquisa sobre mercado de trabalho acionou um alerta para o tema da qualidade da ocupação no ambiente de trabalho e a relação existente entre empregados e empregadores. O estudo apontou que 56%, ou seja, 18,7 milhões de trabalhadores com carteira assinada não estão satisfeitos com seu emprego e trocariam de empresa por uma outra que oferecesse um ambiente de trabalho com mais alegria.

Então, como vimos, a motivação dos colaboradores pode estar em fatores simples e trazer grandes resultados. Nesse artigo, falaremos sobre os benefícios da motivação para a empresa e os colaboradores, bem como as principais formas de motivá-los.

Qual a importância de motivar os colaboradores?

Altos níveis de motivação dos funcionários estão intrinsecamente ligados a altos níveis de engajamento, por isso, as organizações estão prestando muito mais atenção nestes fatores com a finalidade de construir relacionamentos significativos e oferecer um propósito no trabalho realizado pelos colaboradores.

Conhecendo a equipe, é possível ser mais específico sobre como ajudar cada um dos funcionários a alcançarem seus desejos e aspirações. Para conseguir isso, a empresa e os colaboradores devem identificar as coisas que os motivam a trabalhar juntos e assim, atingir melhores resultados na empresa.

Quais os fatores que motivam os trabalhadores?

Existem alguns fatores que sua empresa deve ter conhecimento para conseguir uma satisfação maior dos seus funcionários. Veja agora alguns deles logo a seguir.

1. Oferecer um bom clima organizacional

À medida que as estruturas organizacionais se tornam mais complexas e se expandem globalmente, a necessidade de estabelecer um clima positivo é cada vez mais crítica para os níveis de satisfação e produtividade dos funcionários. Atualmente em algumas empresas, os colaboradores atuam em várias equipes e se reportam a mais de uma chefia.

Dessa forma, as frustrações com o clima organizacional são cada vez maiores e preocupantes. Muitas vezes elas podem se originar de uma falta de clareza sobre funções e responsabilidades ou preocupações sobre essa interconexão entre os departamentos.

Para abordar essas preocupações, o RH deve fazer um trabalho de empoderar os gerentes com o objetivo de melhorar o clima organizacional, oferecendo ferramentas e processos que os ajudam a identificar problemas e entender melhor o seu papel na eliminação das frustrações que levam à rotatividade e à perda de produtividade.

2. Criar um ótimo ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho agradável é um benefício bem-vindo para muitos funcionários. Grandes empresas podem oferecer uma cafeteria disponível para facilitar intervalos e incentivar a produtividade. Estar em um espaço ao ar livre estimula o relaxamento na hora do almoço, enquanto plantas e obras de arte atraentes tornam o local mais agradável e oferecem uma ótima experiência no dia a dia. 

Uma área confortável para ficar durante os intervalos aumenta a comunicação e o espírito de equipe. Se as pessoas gostam de estar no trabalho e das pessoas com quem trabalham, elas se esforçam mais no que fazem.

Para implementar com sucesso esses ambientes, o RH deve assumir o papel de um “parceiro estratégico”, ajudando os gestores na decoração desses espaços.

3. Incentivar a criatividade dos colaboradores

A criatividade sempre esteve no centro dos negócios, mas até agora não está no topo da agenda de gerenciamento. Por definição, essa capacidade de criar algo novo é essencial para o empreendedorismo. A partir dela, novas empresas são criadas como também essa habilidade sustenta a organização após atingir o sucesso.

Portanto, a  primeira prioridade da liderança é envolver as pessoas no grau certo de trabalho criativo. Esse engajamento começa quando o líder reformula o papel dos funcionários. Em vez de simplesmente arregaçar as mangas e executar uma estratégia de cima para baixo, os funcionários devem contribuir com a sua imaginação.

4. Criar satisfação no trabalho

Hoje, a produtividade e o engajamento são classificados como as maiores preocupações dos negócios. Entretanto, para identificar formas de melhorar e criar satisfação no trabalho o caminho pode ser difícil, mas não impossível.

O desligamento de um funcionário não impacta apenas individualmente, mas se traduz em perdas financeiras tangíveis para as organizações. Portanto, a motivação dos funcionários é um aspecto crítico no local de trabalho que leva ao desempenho do departamento e até mesmo da empresa. Motivar seus funcionários precisa ser uma rotina regular.

Existem algumas dimensões para determinar se o clima organizacional está preparado para o sucesso, mantendo os funcionários motivados e engajados:

  • clareza: os funcionários sabem o que se espera deles;
  • padrões: os objetivos são desafiadores, mas atingíveis;
  • responsabilidade: os funcionários recebem autoridade para realizar tarefas;
  • flexibilidade: não existem regras, políticas e procedimentos desnecessários;
  • recompensas: os funcionários são reconhecidos e recompensados ​​pelo bom desempenho;
  • comprometimento da equipe: as pessoas têm orgulho de pertencer à organização.

Quais os benefícios em manter colaboradores motivados?

A substituição de colaborador gera às empresas um alto, por isso é importante tornar o ambiente melhor e trabalhar o reconhecimento como prioridades de sua organização. Entre os benefícios da motivação dos colaboradores, podemos citar:

Melhoria do bem-estar

Divertir-se no local de trabalho envolve os trabalhadores e aumenta o bem estar em equipe. Atividades divertidas podem motivar os funcionários, eliminando as barreiras entre os funcionários. 

Algumas empresas organizam festas com lanches e entretenimento. Outros têm um dia de esportes anual e jogos em equipe. Mesmo uma atividade simples – como uma piada no boletim informativo ou um desenho no quadro de avisos – pode fazer a diferença.

Conexão dos membros da equipe com a missão da sua empresa

As pessoas querem sentir que são parte de algo maior que elas mesmas. E uma das melhores maneiras para os trabalhadores experimentarem esse sentimento é entender e se sentir pessoalmente conectados com a missão de sua organização.

Como muitos gestores, você pode não ter articulado explicitamente sua missão ou visão aos membros de sua equipe. No entanto, informar sobre estes fatores é realmente importante para manter os trabalhadores motivados.

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert

Como vimos, motivar os colaboradores não é tão difícil assim, é preciso um pouco de dedicação e boa vontade. Se conseguirem ver que sua empresa está se esforçando, a probabilidade de sua saída é muito reduzida.

A motivação para trabalhar é essencial. Os funcionários não se contentam mais em ter um emprego apenas para ganhar dinheiro, eles querem saber que existe um propósito para eles saírem da cama todas as manhãs e ir até a empresa.

Agora que você já conhece os principais fatores que ajudam a motivar os colaboradores, que tal ficar por dentro das novidades sobre o mundo dos negócios? É só curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram!

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO