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5 dicas de gestão de tempo para organizar horários e tarefas

O nosso dia a dia é uma correria, não é mesmo? Muitas vezes não temos tempo suficiente para realizar todas as tarefas que estavam previstas. O resultado? Mais trabalho extra no dia seguinte. Isso também acontece com você?

Sabia que com uma boa gestão de tempo é possível realizar todas as tarefas diárias e ainda conseguir um momento para relaxar? Em vez de tentar executar várias tarefas ao mesmo tempo, que tal realizar apenas uma de cada vez e garantir que todas sejam concluídas?

Uma boa estratégia é priorizar as mais urgentes (mesmo que sejam mais estressantes) ou as mais rápidas de finalizar. Você vai perceber como essa pequena mudança aumentará a sua produtividade!

Quer conhecer mais cinco dicas para organizar melhor o seu tempo? Então continue acompanhando este artigo!

1. Crie uma lista de tarefas

Tenha o hábito de escrever uma lista com as tarefas que precisará realizar naquele dia. Você pode escrevê-la antes de dormir ou logo que acordar. Para isso, é possível usar uma agenda, o bloco de notas do seu computador ou um aplicativo de celular.

Comece definindo as tarefas que precisa realizar — se possível com uma previsão do tempo que gastará em cada uma. Planeje uma ordem de atividades e lembre-se de colocar as tarefas mais urgentes no topo da lista. Assim, você conseguirá visualizar melhor tudo o que precisa ser cumprido.

2. Mantenha seu ambiente de trabalho sempre organizado

Trabalhar em um ambiente organizado aumenta a produtividade. Imagine o prazo se esgotando e você não conseguindo executar o trabalho porque não encontra aquele documento que precisa. Frustrante, não é mesmo?

Mantenha a sua mesa limpa. Separe um espaço para o material de escritório. Coloque os documentos organizados em pastas ou fichários. Um pouco de organização ajudará a deixar tudo o que for necessário à mão.

3. Defina prazos para as tarefas

Lembra que ao escrever sua lista de tarefas você definiu uma previsão do tempo que levaria para executá-las?

A partir daquele planejamento, defina prazos para concluí-las. Certifique-se de sempre deixar uns minutos de margem para imprevistos. Assim, se algo acontecer, seu planejamento não será prejudicado.

4. Faça uma pausa para o café

O seu organismo deve estar em forma e relaxado para ser eficiente. Por isso, separe seu tempo em pequenos blocos. Pode ser de trinta minutos, uma hora ou o que for mais eficiente para você — pois cada indivíduo tem seu próprio ritmo. Ao término desse momento de trabalho, faça uma pausa de dez minutos.

Aproveite esse tempo para tomar aquele cafezinho, fazer um alongamento ou dar uma pequena caminhada. Movimente-se e permita esse descanso ao seu corpo. Você se sentirá relaxado e mais disposto para continuar o serviço.

5. Mantenha o foco

Estamos sempre com mil coisas na cabeça, não é verdade? Evite isso no momento do trabalho. Lembrou que precisa fazer algo? Não interrompa a sua atividade! Anote em um papel ou no celular e faça no seu momento de pausa.

Evite também usar as redes sociais enquanto estiver trabalhando. Aquela “olhadinha” no Facebook pode durar horas. Concentre-se no que deve ser feito!

Aplicando as cinco dicas apresentadas neste post, já é possível notar um ganho considerável em sua produtividade. Mas não se limite apenas a elas. Experimente e descubra o que é mais eficiente para sua realidade!

Mantenha o foco e estabeleça metas diárias. Sempre cumpra o que se comprometeu a realizar naquele dia. Com uma boa gestão de tempo, você organizará melhor seus horários e tarefas e fará o seu dia render muito mais.

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