Sabemos que a arte imita a vida e, nesse cenário, o cinema é um grande protagonista de histórias baseadas na trajetória de alguém. Os empreendedores, como grande parte das pessoas, precisam encontrar uma fonte que instigue suas ideias de tempos em tempos, a fim de alimentar seus projetos de negócios.

E que forma melhor de encontrar inspiração do que fazer uma pausa e assistir a alguns filmes sobre empreendedorismo? Sem levar em consideração o estágio atual do seu negócio ou do seu caminho como empreendedor, o cinema pode estimulá-lo a encontrar um insight importante ao assistir aos filmes da lista que trazemos para você.

Apresentamos os filmes que mais podem fazer você sair do lugar-comum e encontrar  aquele momento de abstração seguido de uma grande ideia para criar a sua empresa ou para desenvolver uma nova ideia ou projeto para o seu negócio.

Pegue a pipoca e acomode-se!

Veja 7 top filmes sobre empreendedorismo

As histórias existem para nos mostrar como nada é fácil de conquistar se não houver dedicação e esforço. A persistência pode trazer incríveis resultados.

Segue uma boa lista de filmes sobre empreendedorismo para motivá-lo a não desistir e saber que as trajetórias de sucesso acontecem. Confira a lista!

1. A rede social

Dirigido por David Fincher, The Social Network narra a história de criação do Facebook, pelo então estudante de Harvard, Mark Zuckerberg. O filme traz o processo judicial que ele recebeu de dois irmãos que alegaram terem tido a ideia roubada e o afastamento da empresa do seu melhor amigo.

Por que assistir? Grandes empresas, geralmente, nascem de uma pequena ideia. A obra oferece um vislumbre de como o Facebook começou ede  todas as suas fases de planejamento e mudanças para chegar a tornar-se a maior rede social do mundo.

Além disso, você tem o brilhante roteiro de Aaron Sorkin, a direção perfeita de David Fincher e um ótimo elenco.

2. Steve Jobs

O filme estrelado por Michael Fassbender traz a figura do icônico cofundador da Apple, Steve Jobs. Dirigido por Danny Boyle e escrito por Aaron Sorkin (que também escreveu The Social Network ), Steve Jobs traz uma pegada diferente dos filmes biográficos.

Com apenas três sequências representando um ponto crucial na vida de Jobs, o filme inclui performances brilhantes de Fassbender e Kate Winslet.

Por que assistir? Embora não tenha sido tão aclamado pela crítica como o estúdio esperava, ainda é o melhor filme biográfico de Steve Jobs. Se você não tem tempo para ler a biografia de Walter Isaacson, assista a esste filme.

3. Obrigado por fumar

Sabemos que grande parte dos empreendedores, ao iniciarem suas empresas, direcionam toda a sua preocupação para o tipo de negócio. Focam a contabilidade, o gerenciamento dos funcionários, o atendimento dos clientes, mas esquecem do grande poder do marketing.

Que tal aprender uma pouco da arte do marketing ou de como vender um produto? Obrigado por fumar é o filme que você precisa assistir. O enredo gira em torno das maquinações do principal porta-voz da Big Tobacco, Nick Naylor, que defende a indústria do cigarro em situações desafiadoras.

Por que assistir? A venda é um aspecto essencial do empreendedorismo, e esse filme ensina que é possível vender qualquer coisa desde que você tenha dados e persuasão para conquistar o seu público.

4. Joy: o nome do sucesso

O diretor David O. Russell reúne Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Bradley Cooper no filme Joy: o nome do sucesso. Criar alguma coisa ou ofertar um serviço de qualidade para seus clientes é o sonho de todo empreendedor.

Na trama de Joy está a história real da empreendedora americana Joy Mangano, criadora de uma série de invenções simples, mas que facilitaram a vida de muitas pessoas e consumidores. O principal deles foi o chamado “miracle mop”, ou seja, a empreendedora criou um esfregão de limpeza que limpa toda a sujeira sem esforço.

Por que assistir? A história é um grande banho de motivação para aqueles empreendedores iniciantes com ideias, muitas vezes, mirabolantes e sem apoio algum para dar continuidade, mas que não desistem de tentar.

5. Startup.com

Com a tecnologia em alta, Startup.com vai levar você à ascensão e queda de empresas de internet durante a bolha das pontocom. Esse é o filme mais indicado, trazendo a história da GovWorks, uma startup promissora que fracassou espetacularmente devido à má administração e às lutas internas pelo poder.

Por que assistir? Além de mostrar o boom e o estouro da era da bolha das pontocom, o documentário também conta uma história de como as amizades podem se transformar em rivalidades amargas por causa da política interna.

6. Fome de poder (The Founder)

O filme é verdadeiramente uma aula de empreendedorismo. Ele conta a história de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake, que faz sociedade com os irmãos McDonald e cria a primeira grande linha de fast food mundial do McDonald’s.

Desconsiderando em The Founder a desonestidade e a falta de ética do protagonista Kroc, você terá vivenciado uma importante lição de empreendedorismo.

Por que assistir? Muitas lições de como empreender e do que não fazer, mas a mais importante é que para empreender é preciso ver além do negócio, o impacto que ele estará gerando na sociedade. Para isso, saia do escritório e vá para a rua.

7. O lobo de Wall Street

O lobo de Wall Street é baseado na história real de Jordan Belfort. Ele aponta a ascensão e queda do empresário, e mostra como sua firma Stratton Oakmont se envolveu com a negociação de ações e a fraude de títulos, chamando a atenção do FBI.

Foi brilhantemente dirigido por Martin Scorsese, com performances magníficas de Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie e uma participação especial de Matthew McConaughey.

Por que assistir? Jordan Belfort é o exemplo perfeito do que um empreendedor não deve ser. Movido pela ganância, com pouca ou nenhuma empatia com as pessoas que ele enganava, o empreendedor viveu os extremos da devassidão que eventualmente o levou ao seu fim.

Como vimos, filmes sobre empreendedorismo podem ser mais que fonte de inspiração e surpreender você. Um bom filme pode tornar uma visita ao cinema mais do que uma desculpa para relaxar. Pode fazer com que a sua mente o ajude a promover a imaginação, a inovação, a visão e o talento para o seu projeto.

Curtiu a lista de filmes que selecionamos para os empreendedores? Compartilhe-a nas redes sociais com seus amigos!

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert
Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO