Estudos confirmam que a solidão no ambiente de trabalho reduz a performance trazendo cansaço emocional, distração e falta de compromisso com a organização. Você deve estar se perguntando: qual a relação entre o coworking, tema central deste post, e a solidão?

É isso que vamos explicar. No universo corporativo, construir boas parcerias é o mesmo que agregar valor ao negócio por meio de pessoas. E os espaços de coworking proporcionam esses vínculos.

Nos escritórios compartilhados as pessoas trabalham sozinhas, mas unidas. E para os modelos de negócios que atuam sob condições de incerteza, como as startups em expansão? Como isso acontece?

A seguir, confira por que coworking e startup foram feitos um para o outro!

Coworking: o que é e como funciona, na prática

Mesmo para quem está começando a empreender, o profissionalismo é uma exigência. Em um mundo competitivo, o mercado não poupa a falta de conhecimento, exige uma boa postura profissional e um ambiente que agregue esses critérios.

Mas sabemos da nova configuração da natureza, das mudanças no trabalho e dos altos custos para manter um escritório privativo que nem sempre valem a pena. Qual seria, então, a saída?

Uma alternativa para deixar a solidão de um espaço físico de lado e passar a dividir ideias e experiências é o coworking. Mas vamos saber como ele funciona, na prática?

Coworking: um grande ambiente de compartilhamento

Imagine vários espaços dentro de um mesmo ambiente, livres de paredes e do isolamento. Nesses lugares, todas as pessoas atuam dentro de seus próprios projetos.

coworking segue a lógica de partilhar ambientes e infraestruturas utilizados pelo tempo necessário a cada usuário. A proposta vai contra as salas de reuniões de uma empresa convencional, muitas vezes ociosas e pouco utilizadas.

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert

Startups em expansão e coworking: uma boa ideia

Afirmamos que é uma boa ideia combinar coworking e startup, afinal, o início de um negócio sempre é difícil. Confira 5 dos principais atributos do modelo e saiba por que as startups devem abusar da forma exclusiva de se relacionar e colaborar do coworking.

1. Flexibilidade

Alugar um espaço para montar seu escritório tradicional normalmente requer um contrato de aluguel por prazo predeterminado. Além de se comprometer com um contrato caro, você também terá que desembolsar dinheiro para compor a infraestrutura (mobília, equipamentos e necessidades administrativas, incluindo internet, serviços públicos e material de escritório).  

Os espaços de coworking proporcionam flexibilidade financeira. Você pode escolher o prazo de aluguel na forma de pagamentos mensais, semanais ou diários, de acordo com o uso. Startups em expansão contratam membros adicionais, por isso, terão onde colocá-los.

2. Comunidade

A fase inicial de crescimento das startups são momentos de muita empolgação e também de ansiedade. Trabalhar com outros empreendedores motivados para compartilhar seus recursos, conexões e atalhos será motivador. Você se sentirá mais preparado para enfrentar os bloqueios iniciais.  

3. Networking

A chance de que seus vizinhos de compartilhamento de espaço de coworking sejam contatos comerciais úteis ou até clientes em potencial é grande! Você pode ter acesso a diferentes experiências profissionais, afinal, explorar toda as possibilidades e habilidades de networking é uma grande necessidade nos dias de hoje.

4. Positividade 

Noites mal dormidas e insegurança são desafios para qualquer um que administre uma empresa iniciante. Um dos mais importantes benefícios de um espaço de coworking é poder recorrer a outras pessoas como apoio. Alguém provavelmente já passou pela mesma experiência que você, e essa ajuda emocional é inestimável.

5. Política zero

Formados por profissionais de diferentes organizações, os espaços de coworking praticamente não têm concorrência ou rivalidade interpessoal. A velha política tradicional do escritório, em que as pessoas estão constantemente submetidas a bater metas e impressionar o chefe, não tem motivos para se desenvolver.

Isso, no geral, traz maior eficiência às pessoas que trabalham em tais condições. Se somos considerados seres sociais, o melhor lugar para exercitar essa característica é o coworking.

Com certeza sua startup em expansão vai “respirar “colaboração e interação. Agora, que tal conhecer a Elephant que cria e gerencia comunidades empreendedoras em espaços criativos? 

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO