“Como estimular a criatividade no trabalho?”. Essa pergunta é muito comum no ambiente corporativo. E deveria mesmo. Afinal, todo mundo gosta de uma empresa regada a inovação, não é mesmo?

Acontece que a criatividade não surge de repente como nos antigos desenhos do Pica-Pau. Nada de “plim-plim” seguido pela aparição de uma lampadinha e uma ideia genial. Infelizmente, isso só acontece nos desenhos.

Bom, tá legal, mas e quanto à pergunta no começo do texto? Se você tem essa dúvida, meu amigo, hoje é o seu dia de sorte.

No texto a seguir, você aprenderá a incentivar a criatividade no trabalho da sua equipe e fazer o Walt Disney morrer de inveja! Vamos lá?

Proporcione liberdade criativa

A primeira coisa que você precisa fazer é aprender a ouvir e valorizar as ideias da sua equipe. E isso não significa colocar uma caixinha de sugestões no escritório.

Quando alguém vier lhe contar um insight, realmente considere a questão, por pior que seja. Leve-o para a mesa de discussões e mostre que a sua equipe pode — e deve! — expressar sua voz.

Ofereça recompensas

Agora, partimos para o lado prático da coisa. Para estimular a criatividade no trabalho, você deve garantir alguns prêmios para os donos das melhores ideias.

Pense naquilo que é importante para os colaboradores. Nem sempre o incentivo financeiro é o que os fará botar os miolos pra ferver. Muitas vezes o reconhecimento é o maior tesouro.

Crie um ambiente confortável

Você já reparou como é difícil pensar quando você está em uma situação desagradável? Se não acredita, tente desligar o ar condicionado às 11 da manhã.

Acredite, o cenário no qual estão as pessoas importa. Isso não significa que um fliperama e um puff resolvam o problema. Aqui a liberdade é essencial. As pessoas precisam ter o poder de escolher suas roupas, adequar horários e interagir com os colegas.

Estimule o brainstorm coletivo

Foi Aristóteles quem dizia que o diálogo é a maior arma do homem. Se o cara já sabia disso a 2400 anos atrás, quem ainda não descobriu precisa se atualizar, não é mesmo?

Não vete os bate-papos entre as pessoas. Ao contrário: faça reuniões para que elas deixem as ideias fluírem pela boca como as águas do Rio Iguaçu. Fala sério, ficou até bonito, hein!

Comemore os erros

O medo é o maior ceifador da criatividade. Se os seus colaboradores têm receio em expor suas ideias, certamente não conseguirão ter boas ideias.

É uma questão de probabilidade. Quando até mesmo os erros são comemorados, as chances de vir uma ideia boa na próxima tentativa aumentam. Não dá pra discutir com a matemática, né?

Incentivar a criatividade no trabalho é dever de qualquer pessoa que tenha um cargo de liderança ou empreende. Então, é hora de colocar as dicas em prática e dar asas à imaginação da sua equipe, certo?

Ah, mais uma coisa: se você gostou deste texto, assine a nossa newsletter! Assim você recebe direto na sua caixa de entrada outras dicas semelhantes!

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO