Uma equipe produtiva vale muito mais, certo? Você sabia que para manter alto o nível de criatividade e produtividade dos seus funcionários é necessário investir no design do ambiente de trabalho?

Se o ambiente for mal elaborado, não promover o relaxamento e nem estimular o espírito de equipe, o resultado será trabalhadores esgotados e sem satisfação. O nível de estresse e doenças aumenta, prejudicando a produtividade.

Por outro lado, um ambiente com design criativo promove a inspiração. A equipe se sente motivada, os colaboradores ficam mais satisfeitos e contribuem para o crescimento da empresa.

Neste artigo vamos conhecer quatro fatores que devem ser considerados para promover um ambiente de trabalho de qualidade. Vamos lá?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Qual a importância do design do ambiente de trabalho?

Um ambiente de trabalho com design leve e descontraído impacta positivamente na produtividade e criatividade, pois estimula a troca de ideias e o pensamento criativo. Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente chato e monótono, não é mesmo?

A utilização de cores, quadros ou adesivos com ilustrações estimula a mente. Objetos com design criativo conferem um ar mais descontraído ao local, trazendo uma ideia de familiaridade e quebrando a seriedade de um ambiente de trabalho tradicional. Uma estante com livros e revistas ajuda a equipe a se inspirar e relaxar.

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert

Como criar o ambiente de trabalho ideal?

O investimento em espaços físicos humanizados e com design criativo promove maior eficiência, criatividade e produtividade. É necessário verificar a ergonomia, acessibilidade, o uso correto de sons e iluminação, assim como a climatização e o aspecto visual. Vamos descobrir a importância desses elementos e como mantê-los dentro dos padrões?

Cuidados com o som

Para criar um ambiente mais saudável é recomendável tentar controlar o ruído na fonte. Quando não for possível, deve-se utilizar meios de controle administrativos ou equipamentos de proteção individual. Outras soluções possíveis são a redução do tempo de permanência nas áreas de ruído ou rodízio de pessoal.

Cuidados com a iluminação

Em um ambiente mal iluminado a equipe sofrerá com cefaleia e cansaço visual, provocando queda no nível de satisfação e produtividade. Busque sempre deixar o ambiente claro e bem iluminado para manter sua equipe bem disposta. Tente aproveitar a iluminação natural sempre que possível.

Cuidados com a climatização

Invista em boas instalações de ar condicionado e ventilação. A renovação do ar deve ser considerada. Os sistemas de climatização devem estar sempre em dia com a limpeza e manutenção.

Cuidados com o visual

É importante manter o ambiente de trabalho limpo e com um visual clean e minimalista, pois o excesso de informações costuma levar a distrações. Também é interessante utilizar vegetação e elementos naturais (madeira, pedra, água) para aumentar o nível de satisfação da equipe. Deve-se ainda utilizar cores ou quadros e inserir objetos de decoração para criar um ambiente descontraído e acolhedor.

Com esses dados percebemos a importância que o ambiente de trabalho traz para o bem-estar dos funcionários. Ao trabalhar em um ambiente com um design bem elaborado, a equipe mantém-se motivada. Esses sentimentos refletem positivamente na sua criatividade e produtividade.

Sua empresa já adota algumas dessas práticas? Quais foram os resultados? Conte para a gente nos comentários.

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO