Para mudar o mundo, precisamos de pessoas e conexões com a mesma vibe, ou seja, voltadas para os mesmos objetivos e necessidades. Formar um sistema vivo, uma verdadeira rede de relacionamento profissional, permite que se desenvolvam novos conhecimentos e práticas com comprometimento e coragem a fim de levar a uma grande mudança.

Esforços assim, em rede, permitem o surgimento de inovações sociais locais e fortalecem comunidades, constituindo-se em novas formas de organização. Mas isso também propicia um cenário de grande desafio para profissionais e empresas, somado a um universo permeado pelo avanço tecnológico.

Diante desse contexto, veremos neste artigo a real importância e o significado de uma rede de relacionamento, além das melhores estratégias para implementá-la e como outras formas de conexões podem auxiliar o seu negócio a crescer. Continue lendo para conferir!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Afinal, o que é uma rede de relacionamento?

Basicamente, redes de relacionamentos são vínculos de interesses entre pessoas que compartilham processos ou rotinas. Esses vínculos podem ser uma relação de trabalho, de orientação, de autoria… o fundamental é que essas pessoas estejam interconectadas em torno de um tema comum, e com o mesmo propósito.

E o que é networking?

Originário do inglês, o termo networking é a junção das palavras “net” (rede) e “work” (trabalho). Ele representa, portanto, uma rede de contatos ou relacionamentos que troca conhecimentos e informações profissionais.

Para os executivos/profissionais, essa é a porta que abre oportunidades de empregos e de negócios. Afinal, ter bons contatos — tanto pessoais quanto profissionais — simplifica bastante a vida quando o empresário ou profissional buscar uma recolocação na empresa, por exemplo.

Conforme experiências desenvolvidas pelo Instituto Berkana, redes auto-organizadas, chamadas também de sistemas vivos, podem se transformar em comunidades de pratica. Nelas, as pessoas se comprometem a participar não apenas para ser nutrir, mas para servir aos outros.

Este cenário pode trazer grandes mudanças para empreendedores sociais. Ou seja, em vez de investir apenas nos líderes e profissionais, a fim de deixá-los mais habilidosos, estes são conectados com outros lideres de mesma afinidade — dessa forma, está criada a emergência.

O sistema, então, toma uma grande proporção a partir de decisões e ações locais. Aquilo que era invisível se une e faz surgir novos poderes, provocando a mudança e conseguindo influenciar os processos de forma mais abrangente.

O que surge dessa conexão/rede pode desenvolver as capacidades e despertar as habilidades necessárias que, muitas vezes, programas de treinamentos nas empresas não alcançam. Para garantir isso, foi desenvolvido um modelo com 4 estágios para a mudança em grande escala: nomear, conectar, nutrir e iluminar. A seguir, descreveremos cada um deles:

1. Nomear as lideranças

Os líderes pioneiros agem de forma isolada e desconhecem o valor real de seu trabalho, justamente por estarem ocupados demais em beneficiar os outros com experiências de valor. Reconhecê-los dentro da rede enquanto pioneiros é a primeira fase.

2. Conectar as redes

Neste estágio, as conexões e relacionamentos buscam reforço nas diferentes redes. Berkana propõe reuniões on-line da comunidade. Por meio da tecnologia, são realizadas conferências on-line, conversas sincronizadas e co-criação.

3. Nutrir com experiencias

As comunidades de prática de trabalho acessam diferentes recursos — como, por exemplo, aprendizagem, conhecimento do que deu certo, tecnologia, processos, equipamentos e dinheiro.

Berkana proporciona esses meios, mas aposta na interação e no compartilhamento dos sonhos e experiências. Por isso, oportuniza a aprendizagem em conjunto, para nutrir os esforços.

4. Iluminar novas redes

Trabalhos inspiradores e com diferentes abordagens são transformados em artigos e levados para conferências, servindo de modelos e aprendizagem para outras pessoas. Desenvolvendo e estimulando, assim, relacionamentos duradouros.

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert

Estratégias para expandir a sua rede de relacionamento

Agora que já vimos como uma rede de relacionamento se forma e reúne pessoas com interesses mútuos a fim de dar e receber apoio profissional, é hora de entender como expandir e aproveitar ao máximo esse networking.

Vejamos, então, as melhores estratégias para isso!

Explore as semelhanças

Quando você conhecer alguém e perceber pontos de identificação, tente estabelecer essa parceria. A escola em que estudaram juntos, uma afinidade por cachorros, fotografia, longas caminhadas ou mesmo um signo em comum — seja como for, isso aproxima e estabelece sintonia, amizade e identidade entre vocês.

Cerque-se de positividade e bom humor

Bom humor e alegria são como ímãs, capazes de atrair ainda mais pessoas. Por outro lado, estar sempre com pessoas pessimistas ou desanimadas pode afastar contatos. Pense nisso!

Compartilhe conteúdo relevante

Quantas vezes você compartilhou ou, simplesmente, curtiu conteúdos relevantes com a sua rede? A ordem aqui é repassar, espalhar informação de qualidade. Dessa forma, as pessoas se lembrarão de você como uma pessoa sensível, profunda e inteligente, que sabe compartilhar coisas novas — e isso é fundamental no ambiente profissional.

Dê ouvido às pessoas

Cada vez mais, diante de tanta ansiedade e correria, as pessoas se veem carentes ou à procura de alguém com quem conversar. Não é preciso lhes oferecer ajuda — estar presente para ouvi-las já vai fazer com que você se torne extremamente relevante e apreciado por elas.

Apresente novos amigos

Há sempre amigos que trabalham na mesma área e pensam como você. Então, quando sentir que pode apostar nesse amigo e apresentá-lo a outros grupos, faça isso. Além de fazer com que você seja lembrado, isso ampliará ainda mais a rede de relacionamento deles — bem como o seu network.

Nesses casos, entre as formas de ampliação dessa rede de contatos podem estar:

  • a mesa do bar;
  • a roda de amigos;
  • o passeio com o cachorro;
  • a ida ao supermercado;
  • a manicure;
  • o saguão do prédio;
  • o clube;
  • a praia, e muitos outros!

Tenha em mente que não há nada específico na busca pelo contato certo para ampliar a sua rede de relacionamento. O que vale são as oportunidades que surgem e o que você consegue tirar de proveito delas.

O coworking — e como ele pode ajudar a ampliar a sua rede de relacionamento

Assim como o networking, ainda outros conceitos e serviços têm surgido para atender às novas demandas e necessidades do mercado. O coworking é um deles.

A ideia surgiu da necessidade de reduzir os custos de um escritório com infraestrutura, além de possibilitar mais flexibilidade de horários e maior mobilidade. Ou seja, diferente do trabalho home office, foi necessário criar algo mais dinâmico, mais próximo dos espaços profissionais, a fim de incentivar a produtividade e a interação com outras pessoas.

Assim surge o coworking, definido como um espaço físico compartilhado por grupos de trabalhadores dos mais diversos setores para atuar em seus projetos independentes. Ele atua diretamente na mudança das relações de trabalho com o envolvimento da tecnologia, trazendo uma reconfiguração da estrutura econômica voltada ao equilíbrio entre a vida e o trabalho.

Quando falamos na ampliação da rede de relacionamento, o coworking é o ambiente perfeito para dar vazão ao networking, alcançando indivíduos de diversas áreas. Além disso, os custos de aluguel de um coworking são muito mais flexíveis e baratos se comparados com uma sala comercial. Em outras palavras: só vantagens!

Enfim, como vimos, a manutenção de uma rede de relacionamento é fundamental na conjuntura atual do mercado de trabalho. Então, agora que já viu as melhores dicas para isso, basta colocá-las em prática!

Se curtiu este artigo, aproveite também para compartilhá-lo nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você está por dentro do assunto!

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO