A transformação para um “admirável mundo novo” nas organizações, sejam elas pequenas startups ou gigantes empresas, passa por uma nova era de treinamento.

Chamada Mindfulness, a técnica aponta para essa mudança ao incrementar a produtividade dos colaboradores, melhorar a inter-relação da equipe e reduzir o estresse que envolve as tomadas de decisões nas gestões corporativas.

Neste post, vamos entender como o mindfulness é aplicado nas grandes startups, o que significa, como funciona e quais os benefícios da prática para os empreendimentos.

Afinal, o que é mindfulness?

Conquistar e cultivar o equilíbrio é uma tarefa difícil, ainda mais em tempos de alta ansiedade e cobranças nas relações pessoais e profissionais. A busca por um estilo de vida mais centrado, voltado ao presente é sempre uma constante.

Nesse sentido, o mindfulness vem trazendo importantes contribuições por meio de técnicas de meditação, yoga e respiração. A prática capacita os envolvidos a voltarem-se para dentro com atenção plena no momento presente e, com isso, promover melhor qualidade de vida.

Por meio de exercícios, os praticantes do mindfulness alcançam a concentração e atingem a completa consciência de seus pensamentos, de suas ações, sentimentos e sobre si mesmos.

Assim, o mindfulness promove o controle de suas emoções, melhora a produtividade e, por consequência, o valor dos seus relacionamentos.

Num modelo de empresas jovens como as startups, com negócios repetíveis e escaláveis, inseridas em cenário de incertezas com soluções a desenvolver, a técnica é ainda mais promissora. 

Vamos conhecer 3 benefícios do Mindfulness para as startups?

O Mindfulness existe há quase 3 mil anos e propõe “o estar presente em plenitude”. Estudos na área da atenção plena estão em expansão, e os efeitos positivos sobre os ambientes de trabalho nas startups são os seguintes:

1. Redução do estresse

A meditação tem o propósito de relaxar a atividade mental e permitir insights espirituais que afloram diferentes estados de consciência. A prática da meditação reduz os níveis de cortisol e, consequentemente a ansiedade, permitindo controlar o emocional, até nas ocasiões de pressão e tensão.

2. Melhoria nas iniciativas de decisões

Ao ampliar a massa cinzenta no cérebro com a meditação, o Mindfulness aprimora a capacidade de tomada de decisão. Isso ocorre, pois a meditação apura a análise holística e o raciocínio rápido.

Conforme Jon Kabat-Zin, cientista e idealizador dos estudos de Mindfulness, a atividade proporciona um aumento da atenção de forma intencional e individual no momento presente.  

3. Diminuição das faltas por problemas de saúde

O primeiro programa Mindfulness realizado na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets, em 1979, concluiu que a prática trouxe aos pacientes uma grande melhora nos quadros de dor crônica e estresse. Isso sem falar na comprovada redução da ansiedade, depressão e problemas cardíacos.

A exigência por um conceito de alta produtividade em tarefas do trabalho vem fazendo com que as corporações invistam em técnicas de meditação. O objetivo é reforçar suas culturas e preservar a conexão com os coworkers a fim de evitar o distúrbio de burnout nas suas equipes. Entre os impactos positivos do treinamento estão:

  • mais foco e inovação: no ambiente competitivo das empresas, o maior recurso são seus colaboradores, não a tecnologia. Por isso, investir numa mente mais focada, saudável e estável reverterá em maior criatividade e resultará em um impacto positivo na inovação. Atendendo ao diferencial das startups;

  • treinamento de liderança: Os líderes necessitam de percepção treinada e de análise. Cursos de liderança que combinem práticas de mindfulness e inteligência emocional são ótimas alternativas.

Por que o mindfulness aumenta a criatividade e velocidade nas respostas?

Agora que conhecemos o mindfulness, o desafio de adequá-lo ao modelo de negócios de startups é mais fácil, as melhorias na qualidade de vida dos praticantes incluem mais criatividade, memória mais apurada e velocidade nas decisões complexas.

A prática torna a pessoa mais responsiva e capaz de optar pelas melhores decisões. Portanto, o mindfulness aplicado às startups valoriza o benefício social para além do potencial de lucro. Aponta, ainda, para uma relação com maior foco no agora e em outro nível de consciência, permitindo decisões mais coerentes.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais e permita que seus amigos empreendedores também entendam o poder do mindfulness nas startups.

 

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert
Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO