DSC04634

Entenda o que é a cultura da inovação e seus benefícios para empresas!

A gente não precisa ser tão velho para notar que um montão de empresas que vimos na infância e na adolescência simplesmente desapareceu, concorda? Muitas delas companhias gigantes e outras nem tanto.

Mas o que será que aconteceu para tantos negócios que bombavam, de repente, baterem as botas? Claro que os motivos podem ser muitos, mas na maior parte das vezes estão ligados à inércia do negócio. Por isso, vamos abordar aqui o conceito essencial da cultura da inovação!

Hoje, ainda mais com todo acesso à informação que temos, é preciso estar em constante movimento, sempre de olho ao redor e dentro do negócio. Não é fácil, mas com boas ideias se vive muito tempo no mercado!

Quer conferir um pouco mais sobre esse assunto tão interessante e importante nos tempos atuais? Então, fique com a gente e tome nota!

O que é cultura da inovação?

O que mais tem por aí é empreendedor confundindo inovação com novidade. Normal, afinal uma coisa leva a outra. Porém, não são iguais. A ideia de novidade pesa um pouco para o lado de algo que acabou de ser inventado. Já inovação é a geração de resultados que buscam atender necessidades e anseios de um negócio, com foco em retornos, sejam financeiros ou pessoais.

Outro erro comum associado à inovação é acreditar que, obrigatoriamente, ela deve estar ligada apenas a fatores tecnológicos e materiais. Mas, antes disso, é essencial se trabalhar valores, ideias e princípios também. E é justamente aqui que entra a cultura da inovação.

Resumindo, se trata na verdade de uma filosofia constante da organização. Sendo assim, deve fazer parte dos processos, rotinas, tarefas, produtos, serviços e, principalmente, das pessoas que compõem o negócio.

Por que adotar a cultura da inovação?

Não é de hoje que as empresas passaram a enxergar a importância de ter uma cultura organizacional em seus negócios. Isso é conquistado por meio de metodologias e diretrizes estipuladas por seus gestores para todos os processos do dia a dia.

No entanto, isso só tem valor quando o conceito é compreendido por todos os colaboradores, que passam a agir e a se comportar dentro dessas normas e ideias.

Um dos principais motivos de lincar o conceito de cultura da inovação à cultura organizacional da empresa é conseguir manter o seu colaborador engajado e, consequentemente, produtivo, sempre com foco nos objetivos e metas traçadas.

Inovar traz uma sensação de mudança e gera expectativas positivas. Por isso, é fundamental que essa ideia seja “vendida” entre suas equipes e permita que se enxerguem como parte essencial do negócio, não apenas como máquinas em troca de um salário do fim do mês.

E quais são os principais benefícios da cultura da inovação?

Quando um colaborador veste, de fato, a camisa da empresa e acredita que suas ações têm valor dentro dos objetivos traçados, ele passa a enxergar o negócio com outros olhos, vendo as oportunidades, se sentindo mais criativo, mais produtivo e com mais autonomia para tomar decisões ou compartilhar novas ideias.

Para que isso fique mais nítido, confira as principais vantagens que a cultura da inovação pode proporcionar dentro de sua organização.

Facilidade de acompanhar tendências

Já parou para pensar que, em tempos de tecnologias, as pessoas dividem os mesmos espaços que as empresas, em especial nas redes sociais?

A toda hora estamos conectados, vendo notícias, propagandas, fotos, vídeos e uma infinidade de informações na palma de nossas mãos. Tudo isso influencia nossa vida, nossa forma de pensar, agir, comunicar, enfim, tudo que se possa imaginar.

Uma empresa que não acompanha tendências está fadada ao esquecimento ou, até mesmo, ao desaparecimento. A cultura da inovação tem como papel fazer com que seus gestores e colaboradores percebam essas mudanças e se adaptem ou vejam oportunidades nelas. Isso é fundamental para conseguir traçar novas estratégias e atender as demandas que o próprio mercado pede.

Equipes sempre engajadas

Outra grande vantagem da cultura da inovação — quando bem implementada, claro — é a motivação. Não rola querer inovar sem convencer seus colaboradores de que aquilo vale a pena e que eles serão beneficiados também. Mais uma vez, se trata de uma filosofia e ela precisa ser seguida por todos.

Motivar suas equipes não significa simplesmente dar aumentos. Todo mundo curtiria essa ideia, mas, acredite, dinheiro está longe de ser a principal estratégia e, convenhamos, um pouco ultrapassada, não é mesmo?

Dentro da cultura da inovação vale bolar ideias, metas, premiações e incentivos durante o ano. Que tal oferecer uma viagem dos sonhos para uma equipe pelo bom desempenho ou, quem sabe, um concurso para gerar ideias e soluções para determinadas atividades?

As propostas podem ser diversas. O ideal é sempre focar na valorização do colaborador e dar aquele empurrãozinho que ele precisa para soltar a voz e promover mudanças.

Solução de problemas

Já dissemos que a cultura da inovação não precisa estar, necessariamente, ligada a tecnologia ou materiais. Ela pode ser atrelada também a processos, dos mais simples aos que causam mais dores de cabeça.

Em uma empresa convencional, os colaboradores no máximo reclamam e continuam fazendo determinada tarefa, mesmo não concordando com os erros e falhas dela. A cultura da inovação permitiria, nesse caso, fazer com que aquilo que não está indo bem possa ser mudado ou, pelo menos, estimular alternativas mais eficientes.

Quando os colaboradores têm espaço e incentivo para mudar ou gerar ideias, o rendimento tende a ser maior, os processos podem ser otimizados e o tempo de trabalho reduzido.

Enfim, a cultura da inovação é essencial para propiciar processos criativos e sustentáveis em seus produtos e soluções. Não é à toa que, cada vez mais, esse conceito ganha espaço dentro das empresas que, de uma forma ou de outra, precisam se destacar no mercado. Não tenha medo de mudanças e não espere muito para agir. O mercado cobra por inovações e, se a sua empresa cochila, fica difícil correr atrás.

Curtiu nosso post? Quer conferir mais algumas dicas para seus negócios? Então, não deixe de seguir nossa página no Face. Lá, a gente sempre compartilha as melhores novidades!

Deixe um comentário

© 2021 Elephant Coworking.