Conhecer outros profissionais, trocar cartãozinho e marcar aquele café durante a semana para falar sobre negócios pode até funcionar. A questão é que, sinceramente, na maior parte das vezes essa tática acaba sendo superficial e nem sempre traz vantagens reais e a estabilidade esperada de uma boa rede de contatos.

Por isso, muito se fala sobre a evolução do networking para o netweaving que, de fato, utiliza muito mais as relações humanas do que as materiais.

Sendo assim, a gente preparou este post para abordar um pouco este novo conceito e como ele pode ser aplicado em seus negócios. Bora conferir?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Mas, afinal, o que é netweaving?

Ao pé da letra, “net” significa rede, enquanto “weave” quer dizer tecer ou entrelaçar. A partir daí, já dá para ter uma ideia do que este conceito significa e por que ele é chamado de “evolução do networking”.

O fato é que as práticas mais antigas para criar uma rede de contatos quase sempre soavam quase falsas e até hipócritas, num estilo tipo “uma mão lava a outra”. Essas “amizades comerciais” eram fabricadas e muitas vezes transmitiam apenas os interesses materiais.

O conceito de netweaving abrange muito além disso e defende a ideia de que as relações humanas são capazes de tecer laços mais verdadeiros e divorciados de interesses materialista de curto prazo.

Por que o netweaving é chamado de evolução do networking?

As relações evoluem com o tempo! A forma de se comunicar, as novas tecnologias, os novos ambientes de trabalho e os interesses dos profissionais são diferentes hoje e isso ajudou a mudar a forma de criar uma boa rede de contatos para o seu negócio.

Atualmente, você pode compartilhar um espaço de trabalho com profissionais de setores totalmente distintos do seu, por exemplo. Quem disse que, só por isso, não existe a possibilidade de você se relacionar com essas pessoas e enxergar oportunidades para o seu negócio?

Muito pelo contrário! É justamente aí que o conceito de netweaving faz todo o sentido! Afinal, esses laços, a princípio, não terão interesses materiais e comerciais de imediato, pois a prioridade é a relação humana. A partir disso, essa amizade poderá render frutos incontáveis que provavelmente não aconteceriam em encontros forçados e interesseiros.

Quais os benefícios do netweaving?

Uma das vantagens de transformar contatos profissionais em amizades fiéis é que isso pode acompanhar você pela vida por muitos anos. Não significa, porém, que esse tipo de relação será necessariamente útil no curto prazo.

Ou seja, ajudar uma pessoa sem aquele compromisso de ter que esperar algo em troca poderá trazer muitas recompensas para você, a longo prazo ou nunca! No netweaving, isso não importa! Afinal, você não carrega nas costas esse peso de que fez algo e, obrigatoriamente, precisa receber alguma coisa em troca.

O grande benefício é saber que você compartilhou algo de bom com aquela pessoa e, de alguma forma, ajudou sua carreira ou negócio. Um dia, a recompensa pode vir da mesma forma para você também!

Enfim, a evolução do networking para o netweaving é uma ressignificação do termo, que se fez necessária em decorrência das tendências de se comunicar, de buscar novas parcerias e novas formas de trabalhar. Resumindo, o que antes era considerado “interesseiro” passou a ganhar uma ideia de “interessado”, na qual os laços se criam de forma involuntária e mais verdadeira.

Curtiu? Quer mais algumas dicas imperdíveis sobre o assunto? Então, não deixe de conferir também nosso post sobre networking 2.0 e como ele pode melhorar suas relações de negócio. Vai lá e boa leitura!

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert
Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO