Pode parecer ficção científica, mas são desenhos baseados em tendências e predições para um futuro próximo. Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, em janeiro deste ano, um equipe de profissionais ouviu os painéis, conferências e rodas de conversa que envolviam o tema sobre o futuro do trabalho.

No Fórum, foram discutidas pesquisas que estimam que 65% das crianças na escola atualmente trabalharão em empregos que não existem. Também foi falado sobre o impacto da automação e inteligência artificial – seja eliminando empregos existentes, seja criando outros que possam lidar no dia a dia com as novas tecnologias. A partir dos debates, a equipe criou conceitos e pautou o artista francês Florian de Gesincourt. O ilustrador premiado já trabalhou para filmes como Jurassic Park.

Gesincourt fez seis ilustrações sobre possíveis profissões do futuro – que poderemos ver talvez em 2030. Há desde recicladores de aterros até operador de impressa 3D. O trabalho foi realizado em parceria com agência digital AKQA, o estúdio Happy Finish, e em colaboração com o Misk Global Forum. Confira abaixo o que eles criaram:

  • Reciclador de aterros

    Esse profissional irá trabalhar para ajudar a recuperar materiais depositados em aterros permitindo, assim, a reutilização deles. A profissão faz sentido em um futuro no qual os países poderão ser capazes de produzir localmente todos os itens, ferramentas e produtos que desejarem.

  • Engenheiro de Blockchain

    O profissional trabalhará na expansão da infraestrutura do blockchain, permitindo que as pessoas possam acessá-la de forma segura. A tecnologia promete causar disrupções em vários setores e na forma das pessoas realizarem transações e serviços.

  • Conservacionista de identidade nacional

    Com o aumento da globalização e diminuição de fronteiras a partir das novas tecnologias, manter a identidade nacional pode ser um trabalho demandado. Novas ferramentas digitais poderão permitir cultivar a memória e existência de monumentos históricos e construções importantes.

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert
  • Eticista de tecnologias públicas

    Profissional especializado em ética do governo que irá avaliar se uma tecnologia é boa e eficiente para o uso público.

  • Cirurgião remoto robotizado

    O cirurgião remoto robotizado ofereceria cuidados de saúde a pacientes em áreas rurais e de difícil acesso – que, atualmente, não tem acesso a esse serviço. Na teoria, um médico “entraria” em um robô com conexão 5G para fornecer cuidados de saúde a pessoas necessitadas.

  • Operador de impressora 3D

    Profissional responsável por operar impressoras 3D para construir estruturas de grande porte. À medida que as impressoras 3D nos permitem construir em uma escala colossal, essa pessoa gerenciaria a operação. Uma evolução, digamos, do engenheiro civil.

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO