elephant temple 4

Saiba o que é mindfulness e como aplicar na sua rotina!

Estamos todos aprendendo sempre. Os pais aprendem a cuidar dos filhos, os alunos aprendem novos conteúdos, todos nós aprendemos a mexer no mais recente aplicativo. Mas muito do que chamamos de aprendizado não é consciente. Nesse sentido, você precisa conhecer o que é mindfulness e aprender a não sobrecarregar seu cérebro de informações.

O Mindfulness, ou atenção plena, cria espaço para absorvermos novas informações e nos permite ver como isso se relaciona com o que já sabemos. Pesquisas neurológicas recentes em Harvard mostram como isso acontece e como a técnica pode aumentar o tamanho do seu cérebro.

Neste post, vamos explicar essa tendência entre os empreendedores, apresentando algumas técnicas e como a prática contribui para a melhoria da qualidade de vida e aumento da produtividade. Prontos?

O que é mindfulness?

O mindfulness, ou atenção plena, é a habilidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e do que fazemos. O aprendizado consciente, por outro lado, cultiva um conhecimento perspicaz, em vez de apenas um cérebro sobrecarregado de informações.

Enquanto a atenção plena é algo que todos nós naturalmente possuímos, ela está mais prontamente disponível quando a praticamos diariamente.

Ao trazer a consciência aos experimentos dos seus sentidos, por meio de seus pensamentos e emoções, você está sendo consciente.

Mindfulness: como ajudar empresários a encontrar oportunidades?

Não é um segredo que a atenção plena é um grande negócio. Várias empresas importantes adotaram o treinamento e práticas de mindfulness no local de trabalho.

Controle emocional

Além de aliviar o estresse e melhorar o bem-estar mental, o foco e a produtividade, a atenção plena pode proporcionar outro benefício de particular importância para os empreendedores ― a capacidade de reconhecer e avaliar uma oportunidade.

A atenção plena pode criar uma percepção aumentada de múltiplas perspectivas ao permitir que o empreendedor olhe para as coisas dos pontos de vista dos outros, o que cria mais empatia e, por sua vez, pode levar a decisões mais compassivas e éticas.

Aqui estão três dicas para os empreendedores ocupados que buscam um pouco mais de equilíbrio em sua vida autossuficiente:

Autoconsciência

Se você é um empreendedor, há grandes chances de ser um trabalhador extremamente duro, impulsionado pela ambição e dono de uma alta tolerância à dor. Embora essas características possam apresentar muitos benefícios, elas também podem causar problemas. Aqueles que trabalham, muito frequentemente não reconhecem as mensagens que nosso corpo pode estar nos comunicando ― sinais de exaustão, sono insuficiente, ambiente de trabalho negativo, dieta não saudável, entre outros.

Um componente-chave do treinamento da atenção plena é a prática da autoconsciência ― ou seja, ouvir o nosso corpo. Com isso, os empreendedores podem obter informações valiosas sobre estratégias de autogerenciamento que levam ao sucesso.

Redução do estresse

O mindfulness promove a redução do estresse em todos os âmbitos da vida porque evita o excesso de estímulos externos, os quais geram cansaço. Afinal, toda vez que o cérebro alterna seu foco, ele precisa de mais energia.

Sim, por meio da prática de mindfulness é possível desenvolver um grau de presença e atenção que nos permita perceber a chegada da emoção e deixar que ela seja processada fisicamente no nosso corpo “sem atritos”.

Como eu pratico mindfulness?

O mindfulness está disponível para nós em todos os momentos, seja através de meditações e varreduras corporais, ou práticas de momentos conscientes, como ter tempo para pausar e respirar quando o telefone toca em vez de correr para atendê-lo.

Existem muitas maneiras simples de praticar a atenção plena. Alguns exemplos incluem:

  • preste atenção;
  • viva o momento;
  • aceite-se;
  • concentre-se em sua respiração;
  • meditação de varredura do corpo;
  • meditação sentado;
  • meditação andando.

Portanto, voltando à pergunta sobre o que é mindfulness e seus efeitos sobre a vida e o trabalho, as vantagens incluem: redução nos níveis de estresse, depressão e ansiedade e uma melhora geral na qualidade de vida e bem-estar. Contudo, não é de surpreender que os locais de trabalho estejam cada vez mais solicitando treinamento em mindfulness para sua equipe.

Obrigado por chegar até aqui. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a divulgar os benefícios do mindfulness entre seus amigos.

Deixe um comentário

© 2021 Elephant Coworking.