Com histórias que lembram lendas, o mundo de uma startup unicórnio, além de muita criatividade e inovação, precisa ainda alcançar a valorização de US $ 1 bilhão ou mais. Essa meta é considerada tão grande, que acabou recebendo o nome de uma besta mítica  o unicórnio.

Construir uma empresa bilionária a partir do zero ainda é um feito incrivelmente difícil. As chances de se tornar um unicórnio é de 1% para empresas que haviam levantado capital de risco.

Neste artigo vamos levar você a conhecer e a se inspirar nas empresas brasileiras que se encaixam nessa categoria. Pronto para percorrer o caminho dos bilionários?

Startup unicórnio e o primeiro bilhão

O termo unicórnio surgiu no ano de 2013 pela fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, para enfatizar a raridade de tais startups.

A definição de uma startup unicórnio permaneceu a mesma desde então. Um unicórnio é uma empresa iniciante, fundada depois de 2003, mas que teve um grande crescimento. De lá para cá, o número de unicórnios se multiplicou.

O Brasil e o cenário tecnológico

O Brasil é considerado o lar do maior ecossistema de startups do subcontinente. O cenário tecnológico teve início em 1980. As iniciativas governamentais estimulantes para os negócios foram importantes na preparação do caminho para o crescimento do setor.

Desde a década de 1980, o investimento nacional e internacional no ecossistema de startup brasileiro tem crescido. Em 2002, o Google escolheu São Paulo como o local de seu primeiro escritório na América Latina.

Iniciativas nacionais também amadureceram. Hoje, redes de investimentos anjo, aceleradoras, incubadoras, empresas de investimento e iniciativas financiadas pelo governo fazem parte de um universo próspero, com potencial de contribuir para o crescimento da economia brasileira.

As histórias de sucesso garantiram que as startups sejam tema nos setores jurídico e financeiro brasileiros. A rede de centros criativos do Brasil, formada pelos estados de São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, destaca-se pela abundância de startups promissoras que movimentam a concorrência entre estados para atrair os melhores talentos empreendedores.

Para esse ecossistema, tudo indica que podemos esperar o surgimento de mais feras no Brasil. Mas agora, vamos ver quais são as principais startup unicórnio que temos em nosso país! Confira abaixo.

99

Fundada em 2012 pelos empreendedores paulistas Paulo Vera, Ariel Lambrecht e Renato Freitas, a 99 foi a primeira startup a atingir o patamar de unicórnio no Brasil.

Estimulada pela chegada da Uber ao mercado, a 99 evoluiu seus serviços para categorias que incluem o 99Pop, com motoristas particulares em diversas cidades, o 99Táxi, que oferece a comodidade do táxi com valores até 30% mais baratos, e o 99Top, com táxis de luxo oferecendo um serviço premium. A startup está presente em 1.000 cidades e conecta 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros. 

Nubank

Criado em 2013, em São Paulo, o banco digital Nubank atende à demanda por serviços financeiros mais ágeis e menos burocráticos. Os mais de 3 milhões de clientes têm acesso à conta-corrente e a um cartão de crédito sem anuidade. Em breve, a empresa vai reforçar o pacote de serviços com a propagação da NuConta, com a função débito.

Arco Educação

Fundada em 2004 pela família de cearenses Sá, a startup Arco Educação tem a missão de oferecer serviços educacionais voltados a transformar o aprendizado tradicional. Com mais de 1.140 escolas e 405 mil alunos atendidos, a Arco oferece como ferramenta a tecnologia, a fim de potencializar a gestão e o processo pedagógico com plataformas digitais de aprendizado. Detentora da plataforma SAS, a Arco também é responsável pelo sistema de ensino bilíngue International School.

PagSeguro

Fundado em 2006, o PagSeguro é um “braço” do Grupo Folha, um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil. Essa condição é discutida por analistas e especialistas de mercado, que questionam a validade de a empresa ser considerada ou não uma startup. Por outro lado, o PagSeguro atua no modelo de negócios com foco em inovação tecnológica, a fim de contribuir para o recebimento de pagamentos de forma mais acessível e barata com suas maquininhas.

Movile

A Movile é uma startup de São Paulo com operações em seis países e mais de 150 milhões de usuários ativos. Já contando com 1.600 funcionários, a Movile é conhecida por seus aplicativos de conteúdo móvel, pedidos de alimentos, ingressos e logística, tendo vários projetos altamente bem-sucedidos. Seu objetivo é “tornar a vida melhor para um bilhão de pessoas”. A PlayKids e o iFood se destacam como suas principais marcas.

 Ebanx

Com sede em Curitiba, essa plataforma de pagamento permite que seus usuários latino-americanos comprem serviços e mercadorias em sites estrangeiros com rapidez e facilidade  antes, isso costumava ser uma grande dor de cabeça. Em ascensão na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, a Ebanx é hoje listada como uma opção de pagamento em mais de 100 sites, incluindo Spotify, AirBnB e Facebook.

PSafe

Primeira startup brasileira a atingir uma avaliação de R$ 1 bilhão, a PSafe se descreve como “uma empresa global com fortes raízes latino-americanas”. Com sede em São Francisco, mas com escritórios no Brasil, a empresa é especializada em privacidade, segurança e desempenho em dispositivos móveis e aplicações. 

Seu impressionante portfólio de aplicativos foi instalado mais de 130 milhões de vezes, e os investidores incluem alguns pesos-pesados, ​​como Redpoint Ventures, e.ventures e Pinnacle Ventures.

Truckpad 

Com a Shell e a Mercedes-Benz como investidores, a TruckPad se rotula como a solução completa para “encontrar, contratar e gerenciar motoristas independentes”. O aplicativo oferece às empresas de logística contratações remotas, desempenhos otimizados e rastreamento de motorista em tempo real. Enquanto independentes, os motoristas prometem “os melhores negócios” e uma equipe de suporte dedicada a auxiliá-los dentro e fora da estrada.

Lições das unicórnios para você

É preciso uma equipe corajosa e talentosa para fundar uma empresa nos dias de hoje. No entanto, uma coleção de elite de startups foi capaz de percorrer o caminho desafiador do mundo do empreendimento para se tornar uma organização bilionária.

Essas empresas “ unicórnio ” ou enfrentaram os mercados existentes ou criaram nichos inteiramente novos, graças a uma combinação de inovação tecnológica e estratégias inteligentes de entrada.

Abaixo estão algumas das lições valiosas de negócios ensinadas e que você pode aplicar ao seu próprio empreendimento:

  • construa algo que os clientes realmente amem;
  • estabeleça uma cultura de empresa orientada por missões;
  • saiba quando é hora de mudar;
  • perceba que os mercados podem acomodar mais de um disruptor;
  • os mercados de nicho podem ser um excelente ponto de entrada para a inovação;
  • os consumidores estão procurando por uma experiência de compra sem atrito;
  • venda as ferramentas que você gostaria de usar;
  • as organizações de médio porte são freqüentemente carentes;
  • o público está disposto a apoiar organizações com visão de futuro;
  • todos os setores podem ser interrompidos, até mesmo o governo.

​Gostou de conhecer as principais startup unicórnio do Brasil? Aproveite para se inspirar nelas e invista em seu negócio!

Quer conferir outras informações que possam ajudar sua empresa? Então, leia mais um de nossos artigos: “O que os investidores levam em conta na hora de investir em uma startup”?

 

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO