Comprovadamente, os profissionais com mais liberdade de horários e tarefas são mais produtivos em seus trabalhos. Além disso, também se sabe, de longo tempo, que algumas estratégias (como a realização de eventos corporativos) são fundamentais para melhorar a integração entre pessoas e aumentar esse engajamento. A partir dessas duas comprovações, uma nova ideia entre os profissionais da nova era vem ganhando força e com resultados surpreendentes: a produção de eventos em coworking.

Tendo você trabalhado ou não em um ambiente compartilhado, saiba que muitos desses locais disponibilizam espaços dedicados para eventos e, cá entre nós, muito mais modernos e descolados do que as típicas salas de convenções.

Se você está a fim de produzir um evento em coworking, sem ver ninguém bocejando durante as apresentações, se liga nas dicas que preparamos aqui!

Qual a diferença de eventos em coworking?

Quem já trampou com produção de eventos deve saber a importância de promover o bem-estar e o conforto dos participantes. Mas não basta isso, né? Quando os envolvidos se sentem à vontade, de fato, a tendência é que participem mais, se sintam cativados, impressionados e com mais liberdade para interagir com as atividades.

Os espaços de coworking, em geral, já focam nessa proposta de ambientes menos formais, de uma cultura coletiva, moderna, colaborativa — e, na hora de realizar um evento, essa vibe não é diferente! Além, claro, dos layouts, decorações, infraestruturas e atendimentos que essas empresas prezam em oferecer, que são muito mais “cabeça aberta” e com uma ideia muito mais ligada ao Networking 2.0, bem diferente das salas convencionais.

O que os stakeholders ganham com eventos em coworking?

Os eventos corporativos sempre foram uma excelente estratégia para engajar os participantes, anunciar um lançamento de produto, apresentar resultados e metas, integrar equipes e parceiros e, claro, aproximar outros profissionais da área.

Agora, imagine isso dentro de um coworking, onde todas essas propostas já são naturais da rotina de trabalho dos profissionais modernos, que utilizam esses espaços para as suas atividades.

Por isso, a ideia de realizar eventos em coworking vem ganhando força, até mesmo por empresas convencionais, que buscam essa estratégia para engajar suas equipes e realizar o networking 2.0.

Para os que já têm o costume de utilizar os escritórios compartilhados para as suas atividades, os eventos em coworking são mais uma oportunidade de usufruir de um endereço físico para se fortalecer no mercado, aproximar parceiros e outros colegas de profissão, realizar suas apresentações de forma mais profissional e conseguir expandir suas ideias.

Quais as dicas básicas para quem quer realizar eventos em coworking?

1. Defina um público certo

Primeiro, defina qual é a proposta de seu evento: uma palestra, apresentação de algum produto, reunião ou, até mesmo, um happy hour? Depois, com quem você quer falar, como parceiros, fornecedores, funcionários ou clientes? Planejando essa primeira etapa básica, já fica bem mais fácil se organizar para as próximas e dar um rumo à sua produção.

Além disso, com um público já definido, você consegue programar atividades mais focadas, estabelecer uma linguagem de comunicação (até mesmo para a divulgação) e preparar o ambiente mais voltado ao perfil dele.

2. Antecipe-se bem

Para realizar eventos em coworking é preciso se ligar nas mesmas preocupações de uma produção convencional, e isso requer planejamento. Tente fazer tudo com o máximo de antecedência possível, até mesmo para garantir a reserva — não vai dar mole de organizar tudo e deixar para marcar a data depois, né?

Mesmo que os espaços de coworking já forneçam praticamente tudo em relação à infraestrutura, você sempre vai ter que correr atrás de outras coisas, do tipo: um palestrante, um serviço de coffeebreak, técnico de som, decoração extra etc. Enfim, deixar tudo pra cima da hora pode complicar.

3. Capriche nas chamadas

Fazer eventos em coworking já é uma baita de uma propaganda, em especial, para aquelas pessoas que sempre ouviram falar desses espaços, mas ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-los. Já é um ponto para a sua produção!

Mas além disso, para fazer jus a uma proposta mais moderna, vale caprichar nos convites. Hoje, com as redes sociais, se comunicar com os participantes é bem mais fácil, e você pode apostar nessas ferramentas.

Que tal, por exemplo, criar hashtags específicas para o acontecimento, quebrar a formalidade com memes e gifs, motivar a participação com debates e enquetes, estabelecer uma linguagem única, entre outras ideias para cativar, já de início?

4. Invista na tecnologia

Certamente, o coworking já vai fornecer toda a estrutura necessária para a realização do seu evento, como projetores, telões, notebook, mesa de som etc. Só de tirar esse peso das costas de correr atrás disso tudo, já é quase uma benção, concorda? Por outro lado, pode ser a oportunidade perfeita pra investir em outros detalhes que fazem toda a diferença.

Por exemplo, dá pra desenvolver um aplicativo de interação com os participantes, para acompanhar a programação, participar de atividades, jogos, entre outras ideias. Também rola pensar em distribuir alguns tablets (em vez das velhas pranchetas de madeira), alugar um totem interativo com tela touch para recepcionar as pessoas… Enfim, há uma série de possibilidades que a tecnologia proporciona e tudo pode ser pensado de acordo com a sua proposta, perfil e, claro, com o que cabe no seu bolso.

Bom, essas foram algumas das nossas dicas e vantagens de uma das tendências mais legais e eficientes que esses espaços compartilhados têm oferecido aos seus diversos públicos. Pelo visto, a moda já pegou por aqui no país e já conquistou boa parte dos profissionais modernos. Prova disso é que vários espaços têm surgido com essa proposta e estão revolucionando a forma de trabalho de muitos profissionais brasileiros.

A Elephant Coworking, por exemplo, é uma dessas precursoras no mercado no Brasil e oferece Hubs e espaços completíssimos e perfeitos — tanto para quem precisa de um escritório compartilhado ou privativo, como para realizar eventos diferenciados e criativos. Suas unidades se espalham nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país.

E aí? Curtiu o nosso post? Pensando em realizar eventos em coworking e surpreender seus convidados? Então, bata um papo com a gente e conheça todos os espaços que preparamos para você!

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO