Sejamos francos, contratar parcerias com empresas é uma decisão que exige uma reflexão cuidadosa e uma transparência deliberada de cada uma das partes. Sua alma gêmea profissional pode, na verdade, ver você mais do que seu cônjuge ou parceiro, por isso, é importante reconhecer as complexidades de navegar por esse relacionamento de maneira saudável para seu bem-estar profissional e pessoal.

Mas definitivamente há valor nessa parceria, já que ela pode levar a novos relacionamentos e conexões, a ideias de negócios e até mesmo a novos clientes.

Neste artigo, vamos mostrar a você quais os caminhos mais indicados para criar e colocar em prática parcerias eficientes com outras empresas. Vamos aprender?

Parcerias com empresas e o jogo de namoro

Existem muitas organizações que apoiam parcerias com empreendedores e empresas. Algumas são boas, enquanto outras fornecem pouco ou nenhum valor. Olhar para cada parceiro a fim de discernir seu potencial pode levar algum tempo e requer considerar muitos pontos e fazer vários questionamentos.

Quando é hora de considerar avançar com um parceiro de negócios? Uma variedade de circunstâncias pode levá-lo a deixar de atuar de forma solitária no mercado e buscar uma parceria dinâmica destinada a durar uma vida inteira.

Ao considerar uma parceria em potencial, alguns fatores entram em jogo. Em muitos aspectos, o seu parceiro de negócios deve ser muito parecido com você. Alternativamente, é importante trazer alguém para o seu negócio que contrarie suas fraquezas e preencha essas lacunas cruciais. Existem semelhanças e diferenças que devemos considerar. Confira.

Semelhanças

  • ética de trabalho;
  • visão de longo prazo;
  • gestão financeira;
  • guia moral;
  • padrão de vida;
  • prioridades profissionais e pessoais;
  • nível de compromisso;
  • crença transparente no bem maior.

 Diferenças

  • personalidades variadas;
  • criatividade orgânica;
  • capacidade de complementar os pontos fortes que combatem suas fraquezas;
  • amplos círculos de influência.

Consideradas as semelhanças e as diferenças de sua parceria, agora chegou o momento de expor algumas vantagens dessa estratégia.

Benefícios estratégicos das parcerias com empresas

Saber unir forças com outro negócio é um fator-chave para tornar qualquer empresa em crescimento bem-sucedida. Um parceiro estratégico pode fornecer capital ou permitir que você aproveite sua marca para oferecer mais exposição.

Assim, ele pode ajudá-lo a conquistar negócios oferecendo serviços com os quais você não conta, enquanto isso, você desenvolve essas competências em sua própria equipe. Quando funciona bem, uma parceria estratégica pode ser exatamente o que você precisa para acelerar o crescimento do seu negócio.

No mundo da tecnologia, as parcerias costumam chegar ao mercado rapidamente, acessando talentos e recursos como alternativa a um processo agressivo de contratação. Abaixo estão algumas dicas valiosas para o desenvolvimento de parcerias com empresas estratégicas. Confira

Encontre o parceiro estratégico certo

Esse ponto é tão essencial quanto encontrar o seu cofundador. Você estará trabalhando em conjunto, por isso, é importante ter uma boa conexão com seu parceiro. Não tenha medo de confiar em seu instinto. Se ele lhe disser que algo não está certo, mesmo quando tudo parece bem, é inteligente ser cauteloso.

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Estabeleça objetivos claros

Certificar-se de que todas as partes estão na mesma vibe melhora muito suas chances de um bom resultado. Entenda o que você quer de uma parceria e tenha uma sólida compreensão dos objetivos do seu parceiro. Isso garantirá que todos estejam alinhados e tenham as mesmas visões ou ideias complementares.

Seja honesto sobre suas próprias fraquezas e lacunas

Tentar fazer muita coisa de uma só vez é algo que todos nós experimentamos, e pode ser difícil abandonar essa característica. Isso é especialmente verdadeiro quando você é apaixonado por sua ideia ou produto.

Mas procurar parceiros que sejam especialistas em uma área específica liberará você para se concentrar em suas principais competências. Assim, você poderá focar nas atividades críticas que mantêm seu negócio funcionando.

Entenda o que torna seu negócio único

Ter uma compreensão clara de sua própria propriedade intelectual e do valor que você traz para uma parceria o ajudará a negociar os termos de qualquer contrato. Também facilitará a determinar quando você deve trabalhar com um parceiro ou fazer o trabalho sozinho.

Faça sua pesquisa

Você precisa ter certeza de que um parceiro pode entregar o que promete antes de entrar em qualquer tipo de relacionamento. Por isso, peça recomendações à sua rede e procure empresas com histórico estabelecido. Sempre busque ver evidências de resultados.

Continue se comunicando

Depois de encontrar um bom parceiro, estabelecer um bom relacionamento e descobrir seus objetivos, não se esqueça de continuar se comunicando. Assim, mantenha contatos frequentes para conversar sobre qualquer problema. Isso manterá os níveis de confiança altos em ambos os lados e mostrará que você pode lidar com quaisquer problemas inesperados ou alterações de forma rápida.

Explore os espaços de coworking

Esses ambientes promovem o empreendedorismo, desmembrando os enquadramentos tradicionais de negócios, adaptando novos métodos de trabalho e diminuindo o limiar de rede e colaboração entre setores.

Muitas vezes os coworkings se anunciam como facilitadores de contatos importantes, onde é possível encontrar membros engenhosos com habilidades valiosas. É provável que tenhamos uma cultura de empreendedorismo vibrante quando pessoas talentosas de diferentes disciplinas e origens colaboram por meio da interação social.

Defina as funções de negócios

Uma parceria de negócios vencedora capitaliza os pontos fortes e as habilidades de cada parceiro. Por isso, divida os papéis de negócios de acordo com os melhores pontos de cada indivíduo. Por exemplo, se um parceiro é forte em marketing, operações e finanças e o outro se destaca em vendas, recursos humanos e liderança, procurem dividir as tarefas de acordo com essas competências.

Como criar uma rede saudável para seu negócio

Quando as pessoas perceberem que você é capaz de trabalhar bem com os outros e gerar lucro com isso, elas estarão mais dispostas a ajudar e a apoiar seus negócios. Tudo faz parte da criação de uma rede saudável, estável e produtiva. Você é tão bom quanto as pessoas que o ajudam, então é importante ter certeza de que você está fazendo um investimento atuando em parceria.

Como vimos, criar relacionamentos positivos com todos e parcerias com empresas auxilia você a conhecer e a trabalhar com novas pessoas que podem ajudá-lo a crescer quando você mais precisa.

Depois de se envolver nesse clima de parceria que tal ir mais além e conhecer a importância de fazer parte de uma comunidade? Leia “O que comunidade tem a ver com sua marca?”

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