Quando temos um negócio ou trabalhamos para um, toda decisão precisa ser pensada com calma. A escolha do local de trabalho é um desses momentos difíceis, quando uma decisão errada pode levar a muita dor de cabeça futura.

Muito já foi falado sobre os benefícios de se adotar o escritório compartilhado como forma de trabalho. Mas o que é realmente melhor: um coworking ou um escritório próprio? O comparativo dos benefícios são muito relativos, uma vez que o relacionamento interpessoal, a produtividade no trabalho entre outros depende da percepção de cada pessoa.

Escritórios que optam por modelos alternativos, principalmente pela questão do horário, estão sendo cada vez mais visados por empregados e empregadores pois, além de oferecem essa flexibilidade, dando mais qualidade de vida para o funcionário, são mais viáveis financeiramente.

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert

Planejando a sede física de sua empresa, os custos mais consideráveis que devem ser mensurados são: aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica, internet, telefone, recepcionista (que faz a função de secretária e telefonista), limpeza e manutenção. Isso seria o básico. Além desses custos, existem também os gastos com mobília e equipamentos como: mesa, cadeira, ar condicionado, móveis da recepção, mesa e cadeira de reunião, máquina de café, frigobar e outros. E ainda os custos com reforma, como pintura e infraestrutura.

Temos que considerar também que para se ter uma estrutura própria são necessários alguns pré-requisitos, que às vezes inviabilizam a empreitada. Por exemplo, para se alugar um imóvel são necessários pelo menos dois avalistas, o que é muito difícil conseguir. Para se contratar um plano de telefonia, principalmente celular, é necessário ter pelo menos seis meses de empresa, entre outras dificuldades de mercado. Todos esses empecilhos nos levam a crer que o coworking é uma solução mais imediata, profissional e eficiente de se estabelecer uma infraestrutura operacional de uma microempresa.

O aumento da autoconfiança é a maior vantagem dos espaços de coworking sobre os escritórios tradicionais. Comparado a um escritório tradicional, a maioria dos coworkers – quase 90%! – relatam um sensível aumento da autoconfiança que sentem em relação ao trabalho. Isto se deve, provavelmente, à flexibilidade proporcionada pelos espaços de coworking e ao fato de estarem cercados por uma comunidade de apoio, com quem, voluntariamente, acabam criando laços de amizade e relacionamento.

O coworking é uma alternativa para quem deseja ter um local fixo para trabalhar a custos acessíveis. Importante ressaltar que a fórmula do coworking não é garantia de sucesso de seu negócio, mas claramente é a melhor alternativa para quem deseja, pelo menos, reduzir seus gastos e ampliar sua rede de relacionamento.

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO