Setembro Amarelo: 8 Ações Para Engajar Sua Empresa No Movimento

Setembro Amarelo é uma importante campanha anual para a conscientização e prevenção do suicídio. Esse tema, embora difícil, precisa ser incluído nos diálogos em todos os ambientes sociais, inclusive nas empresas.

Por isso, neste artigo vamos explicar o que é o Setembro Amarelo, sua origem, importância no Brasil e como as empresas podem se envolver nesse movimento. Além disso, discutiremos a relevância desse engajamento, as ações que sua empresa pode implementar e como manter um ambiente de trabalho saudável para evitar o esgotamento e o turnover.

O que é Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é um movimento global de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em 2005, a OMS instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, ou seja, uma data para falar sobre o tema, se informar e acolher.

O movimento chegou ao Brasil em 2014 com Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Com o CVV (centro de valorização da vida), qualquer pessoa que precisar de ajuda pode fazer uma ligação anônima para falar sobre um momento difícil.

A importância do Setembro Amarelo se reflete em números alarmantes: a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo, e o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking global de suicídios.

Por que é importante as empresas se engajarem no Setembro Amarelo

As empresas desempenham um papel crucial na sociedade, não apenas como geradoras de empregos e riqueza, mas também como influenciadoras da saúde mental de seus colaboradores e da comunidade.

Engajar-se no Setembro Amarelo é uma questão de responsabilidade social, pois a preocupação com a saúde mental dos colaboradores e da sociedade em geral é um compromisso ético que contribui para a imagem positiva da empresa.

As empresas que se envolvem em causas sociais também têm maior probabilidade de atrair talentos, reter funcionários e conquistar a fidelidade dos clientes, que valorizam marcas com propósitos sólidos. Além disso, promover a saúde mental no ambiente de trabalho melhora o bem-estar dos funcionários, aumenta a produtividade e reduz o absenteísmo.

8 ações que sua empresa pode implementar para participar do Setembro Amarelo

Quer envolver sua empresa no movimento, falar sobre isso, mas não sabe como? Fizemos uma lista de 8 ações que você pode começar a desenvolver no seu negócio. Algumas são pontuais, e outras mais duradouras, então vale selecionar mais de uma e seguir durante o ano e não só no mês de setembro. Confira:

Palestras e Workshops

Convide um especialista para falar sobre temas como saúde mental, ansiedade, depressão e prevenção do suicídio. Esse tipo de assunto pode ser rodeado de tabus, e por isso, trazer informações assertivas e respaldadas de alguém da área é o melhor caminho para esclarecer e diminuir preconceitos.

Momentos de Meditação e Relaxamento

Planeje momentos para sessões de meditação, ioga ou outras práticas de relaxamento para os funcionários. Isso pode ser feito em um dia específico, ou periodicamente, como uma vez por quinzena. Você pode convidar um profissional da área, ou algum colaborador que se sinta à vontade para facilitar esse momento com os colegas.

Ambiente Pet Friendly

Alguns estudos mostram que trazer um bichinho de estimação para o trabalho pode reduzir o estresse. Planeje um dia do mês por exemplo, ou eleja um ambiente específico da empresa em que seja possível que os colaboradores tragam seus amigos de 4 patas para fazer companhia.

Parcerias com Plataformas de Bem-Estar Mental

Existem aplicativos e serviços de saúde mental que fornecem recursos de alívio de estresse e promoção de bem-estar tanto a curto quanto a longo prazo. Considere associar-se a um plano coletivo e oferecer esse benefício à sua equipe.

Recomendamos o AirClub, uma plataforma corporativa de saúde e bem-estar com esportes ao ar livre, que nasceu aqui na Elephant.

Atividades Esportivas

Incentive a prática de atividades físicas, como caminhadas, corridas ou aulas de dança, para melhorar o bem-estar geral. Você pode fazer isso de algumas formas:

  • Através de uma campanha interna de sensibilização, informando benefícios e entregando lembretes.
  • Por meio de uma ação em um dia específico, como um domingo de manhã fora da empresa.
  • Incluindo como benefício um plano de uma plataforma de esportes para que os colaboradores possam usar continuamente.

Rodas de Conversa

Crie espaços seguros para que os funcionários possam compartilhar suas experiências e preocupações. Esse tipo de atividade deve ser mediada por um facilitador com experiência, e pode ser feita pontualmente ou periodicamente. Avalie a receptividade da equipe a um momento assim por meio de pesquisas de clima, pois alguns temas sensíveis podem surgir.

Campanhas de Sensibilização

Para o período específico de Setembro amarelo, você pode realizar campanhas internas de sensibilização, como a decoração do ambiente com a cor amarela e a distribuição de fitas amarelas. 

Esses momentos são importantes para quem ainda não conhece o movimento ou não está acostumado a tratar desse tema. Nessa ocasião, aproveite para informar seu time sobre dúvidas comuns e incentivar a abertura do diálogo.

Apoio Profissional

Disponibilize programas de apoio psicológico e psiquiátrico para os colaboradores. Isso pode ser feito ofertando um plano de saúde como benefício da empresa, ou planos de serviços específicos de saúde mental. Sugerimos o Amar.elo, plataforma que oferece psicoterapia online, além de educação, formação de lideranças e facilitação de rodas de conversa.

LEIA MAIS:

Como o Esgotamento no Trabalho Está Afetando as Pessoas e Empresas

O esgotamento no trabalho, conhecido como burnout, é um problema comum. O excesso de demandas, pressão constante e falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional podem levar os colaboradores à exaustão emocional e física. Isso resulta em queda de produtividade, aumento do absenteísmo e, eventualmente, em um alto índice de turnover.

Uma pesquisa da Future Form revelou que 42% dos entrevistados em vários países do mundo relatam burnout. Esse problema já é antigo, e para muitas funções, piorou durante a pandemia de COVID-19, e em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o burnout no CID-11, sua Classificação Internacional de Doenças.

Pesquisas sugerem que as causas do esgotamento e do suicídio do trabalho estão relacionadas. Portanto, líderes e donos de negócios não devem negligenciar o bem-estar dos colaboradores no ambiente de empresa.

O Setembro Amarelo é um movimento que visa salvar vidas, promover a saúde mental e quebrar tabus em torno do suicídio. Sua empresa pode fazer a diferença participando dessa causa. Além de ser uma responsabilidade social, isso traz vantagens para o negócio e ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável, evitando o esgotamento e o turnover

Portanto, comece agora mesmo a planejar as ações que sua empresa pode implementar neste Setembro Amarelo e faça parte da luta pela valorização da vida. Juntos, podemos construir um mundo mais solidário e acolhedor.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!