Para manter a sustentabilidade financeira do seu negócio, algumas vezes é necessário reavaliar os gastos atuais, e reduzir custos extras.
É importante lembrar que a decisão de buscar redução de custos deve ser baseada em um diagnóstico financeiro. Porém a prática de não desperdiçar recursos e evitar gastos desnecessários é sempre bem-vinda.
Continue lendo este artigo para conhecer 8 medidas práticas que você pode tomar para evitar custos excessivos na sede da sua empresa.
1. Reavalie seus gastos com energia e internet
Energia elétrica é uma das despesas mais altas de um escritório, em especial com os recentes aumentos na precificação das tarifas. Para evitar desperdícios, organize seu espaço para aproveitar o máximo possível de iluminação e de ventilação natural. As telhas transparentes e janelas são uma opção para manter as luzes apagadas durante o dia.
Avalie também se sua equipe realmente usa todos os recursos que seu pacote de telefonia e internet oferece. Considere renegociar por um menor ou pedir um desconto pelo tempo de fidelidade.
Outra opção é migrar sua sede para um espaço de trabalho compartilhado, o Coworking. Na Elephant Coworking, as despesas com energia e internet estão inclusas no valor de locação e você não precisa se preocupar com isso.
2. Faça manutenção preventiva de máquinas e equipamentos
Os custos de prevenção são bem menores do que os de conserto, principalmente se colocarmos na balança o tempo e a dor de cabeça gastos quando algo pára de funcionar.
Planeje no início do ano as datas e orçamento para revisão e manutenção de itens como ar condicionadores, computadores e outros equipamentos eletrônicos, assim como instalações e mobiliário. Reduzindo falhas, você evita despesas com aquisição de novos equipamentos, queda de produtividade da equipe e, principalmente, desperdício do seu tempo.
Dica: para facilitar seu planejamento e controle, tenha uma planilha com o inventário e a recorrência de manutenção de cada equipamento.
3. Estude e aplique a gestão colaborativa
Esse modelo de gestão pressupõe uma estrutura onde todos contribuem para a tomada de decisão. Dessa forma, você garante as melhores soluções para sua empresa, e consequentemente economia em todas as áreas, já que os colaboradores de cada área conhecem melhor as rotinas e os recursos ociosos, indicando oportunidades práticas de economia.
Afinal, várias cabeças pensam melhor do que uma!
4. Delegue a solução de problemas de infraestrutura
O tempo é o seu maior recurso, principalmente se você tem uma posição de gestão e precisa dar atenção a aspectos-chave do seu negócio. Por isso, uma das formas de diminuir os custos da sua empresa é terceirizando os cuidados com infraestrutura.
Uma forma de fazer isso é usando um espaço de trabalho na Elephant Coworking. Aqui, nós cuidamos do ambiente e da manutenção de toda a infraestrutura, assim você pode focar sua atenção e energia 100% no seu negócio.
5. Desenvolva uma cultura de não-desperdício
Envolva sua equipe no propósito de enxugar gastos! Uma das estratégias pode ser a de não desperdiçar materiais de limpeza e higiene, alimentos compartilhados, energia ou descartáveis, por exemplo.
Dica: além de espalhar os tradicionais avisos de não-desperdício pelo espaço, você pode convocar um pequeno encontro, e conversar com a equipe “olho no olho”. Assim você terá a chance de inspirar cada um a fazer parte da mudança.
6. Faça Crowdsourcing de ideias
O termo vem de crowd=multidão, e outsourcing=terceirização. No crowdsourcing, você compartilha sua necessidade e pede a contribuição com ideias ou conteúdo, para um grande grupo de pessoas. Assim, você aproveita o poder da coletividade para encontrar as melhores soluções e reduzir custos.
Você pode praticar esse modelo com seus colaboradores, ou com a comunidade em geral. Aqui está uma sugestão de site de crowdsourcing para você conhecer.
7. Compartilhe serviços de limpeza e recepção
Além da infraestrutura, a limpeza e a recepção são aspectos indispensáveis à sede de uma empresa, mas que acabam desviando recursos do core business do seu negócio.
No modelo de escritório compartilhado da Elephant, diversas empresas dividem o espaço e esses custos são diluídos entre elas, economizando com folha de pagamento.
8. Diminua a rotatividade de talentos
Demissões e admissões implicam em custos, tanto com taxas e impostos, quanto com queda de produtividade durante o repasse de funções.
Para reduzir esses gastos e ter uma empresa mais saudável, invista em entender as prioridades, projetos, e pontos de motivação da sua equipe. Adotar uma entrevista de desligamento, por exemplo, pode te ajudar a compreender os motivos que levam os seus colaboradores a buscarem outros trabalhos.
Dica: Estudos mostram que a geração dos Millenials prefere exercer um trabalho significativo, com gestão colaborativa e oportunidades de desenvolvimento.
Como a Elephant Coworking pode te ajudar
Se você está buscando cortar gastos, considere levar sua empresa para um Coworking Elephant.
Na Elephant Coworking, você tem um espaço com experiências que favorecem o networking, a criatividade e o surgimento de novas ideias. Além disso, todas as despesas com condomínio, IPTU, energia, internet, serviços de limpeza e copa e manutenções já estão inclusos, evitando dores de cabeça.
Trazendo sua empresa para a Elephant, você tem acesso a:
- Copa totalmente equipada.
- Banheiros.
- Cafezinho e água liberados.
- Limpeza e manutenção do espaço.
- Internet Turbo.
- Mobiliário corporativo.
- Recepção com controle de acesso.
- Salas de reunião equipadas.
- Nossa comunidade de empreendedores, eventos e workshops exclusivos.
Para conhecer mais, clique no botão abaixo.