O mês de outubro é conhecido internacionalmente como o “Outubro Rosa”, um período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à promoção da prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Neste artigo, vamos explorar como as empresas podem se engajar na campanha do Outubro Rosa como parte de sua estratégia ESG (Ambiental, Social e de Governança). Vamos analisar a importância do ESG, os benefícios das campanhas como o Outubro Rosa para a cultura e imagem da empresa, além de fornecer dicas práticas de como sua empresa pode se envolver na causa.
O que é ESG e qual sua importância
ESG é uma sigla que representa três áreas importantes que avaliam a sustentabilidade de uma empresa: para as empresas: Ambiental (Environmental), Social e Governança (Governance).
- Ambiente (E) trata de como a empresa se engaja no cuidado do meio ambiente, como políticas de bom uso dos recursos naturais, redução de desperdícios, ações ligadas à emissão de carbono, etc.
- Social (S) refere-se às relações da empresa com as pessoas, como os funcionários, clientes e comunidades locais. Isso inclui questões como diversidade e inclusão, direitos dos trabalhadores, responsabilidade comunitária e segurança do produto.
- Governança (G) envolve como a empresa é administrada, se é honesta e ética em seus negócios, se cumpre com suas obrigações fiscais, se é transparente, e se tem bom relacionamento com seus investidores.
Quando uma empresa se sai bem nessas três áreas, é considerada sustentável e socialmente responsável, o que é bom para o meio ambiente, as pessoas e os negócios a longo prazo.
Ter uma estratégia ESG é importante porque é através dela que uma empresa poderá ser sustentável, ou seja, ter sucesso a longo prazo. Além disso, demonstra o compromisso da empresa com questões éticas, sociais e ambientais, o que reforça a reputação da empresa e a confiança do público, além de atrair investidores com valores sustentáveis.
Como a campanha do Outubro Rosa contribui para uma estratégia de ESG?
A luta contra o câncer de mama é um assunto de interesse geral da sociedade, pois milhares de pessoas morrem anualmente, vítimas da doença. Por meio de campanhas de sensibilização e de alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama, as empresas podem contribuir para a redução de mortes.
Por isso, o Outubro Rosa é uma oportunidade para as empresas se engajarem em uma causa de saúde pública, e promover um impacto social positivo em um grupo de colaboradores.
Qual a importância do Outubro Rosa para a cultura da empresa e integração dos funcionários?
Campanhas como o Outubro Rosa não apenas aumentam a conscientização sobre questões de saúde, mas também podem desempenhar um papel fundamental na cultura empresarial. É por meio destas políticas que a empresa comunica que deseja contribuir para o bem-estar do time, e que está engajada em causas sociais importantes.
Se engajar no Outubro Rosa promove o sendo de solidariedade e integração entre os colaboradores, reforça o senso de propósito e a responsabilidade social da equipe. Além disso, contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e empático, e pode estimular a colaboração interna e a inovação.
Esse ambiente é fundamental para ter uma equipe engajada e motivada no trabalho, que consequentemente é mais criativa, produtiva, e tende a permanecer mais tempo na empresa. Para ler mais sobre como ter um time mais engajado,clique aqui.
Como o Outubro Rosa impacta a imagem da empresa para o público
O engajamento em campanhas como o Outubro Rosa também é fundamental para a imagem da empresa perante o público externo. Isso porque:
- Mostra que a empresa se preocupa com questões sociais e de saúde.
- Pode atrair clientes e parceiros que valorizam empresas socialmente responsáveis.
- Reforça a reputação da empresa como uma organização que age de maneira ética e responsável.
- Contribui para a construção de uma marca forte e confiável.
Se você está, por exemplo, buscando investidores para sua ou novos sócios para sua empresa, saiba que muitas casas de investimento valorizam empresas que estão comprometidas com uma estratégia de ESG sólida e transparente. Leia mais sobre como conseguir investimentos para um negócio aqui.
Como Sua Empresa Pode se Engajar na Campanha do Outubro Rosa
Agora que entendemos a importância do engajamento empresarial na campanha do Outubro Rosa como parte do ESG, vamos falar de algumas formas práticas de sua empresa participar:
1. Sensibilização e informação sobre o tema:
Informação confiável é sempre bem-vinda, principalmente considerando que no Brasil, algumas pessoas não têm acesso à educação em saúde no ensino básico. Busque fontes confiáveis como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer, e divulgue informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama entre seus funcionários e clientes.
2. Eventos Internos
Realize eventos internos relacionados ao Outubro Rosa, como palestras, workshops de saúde e atividades de sensibilização. É importante mesclar ações a longo prazo com ações pontuais, e sempre buscar profissionais qualificados para facilitar esses momentos.
3. Parcerias com ONGs
Colabore com organizações não governamentais que trabalham com prevenção e tratamento do câncer de mama. Busque uma instituição na sua região e considere apoiá-los a longo prazo também. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) reúne mais de 70 ONGs especializadas.
4. Ações de Arrecadação
Também é possível organizar campanhas de arrecadação de fundos para instituições que trabalham com pacientes de câncer. A empresa pode encabeçar a arrecadação ou oferecer doações correspondentes às contribuições de funcionários.
5. Incentive o Autoexame
As principais formas de detecção precoce do câncer de mama são o autoexame e a mamografia. Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem uma chance de 95% de cura. Portanto, disponibilize informações sobre como realizar o autoexame da mama por meio de folhetos informativos ou oficinas de profissionais da saúde, e incentive as mulheres e também os homens a fazerem os testes regularmente conforme recomendação da OMS.
Participar da campanha de Outubro Rosa como parte da estratégia ESG de sua empresa é uma maneira poderosa de demonstrar seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Além de impactar positivamente a cultura interna, isso também fortalece a imagem da empresa perante o público externo.
Ao se envolver ativamente em campanhas como essa, sua empresa não apenas contribui para uma causa nobre, mas também colhe os benefícios de uma cultura empresarial mais integrada, funcionários motivados e uma reputação sólida.