Quais profissionais podem trabalhar em um coworking? 5 dicas

Você já pensou em trabalhar em um coworking? Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, e que pode trazer muitas vantagens para o seu negócio.

Mas afinal, o que é um coworking e quem pode trabalhar nele? Neste artigo, vamos explicar o que é um coworking, quais são os benefícios de trabalhar em um coworking e quais são as profissões que mais se adaptam a esse modelo de trabalho. Confira!

O que é um coworking?

Um coworking é um espaço compartilhado por profissionais de diferentes áreas, que buscam um ambiente de trabalho mais dinâmico, colaborativo e econômico. Em um coworking, você pode alugar uma mesa, uma sala ou um escritório, de acordo com a sua necessidade, e usufruir de uma infraestrutura completa, com internet, telefone, impressora, copa, café e outros serviços.

Além disso, você pode interagir com outros profissionais, ampliando a sua rede de contatos e gerando novas oportunidades de negócios. Escrevemos mais sobre o que é um coworking e como funciona neste artigo aqui.

Quais são os benefícios de trabalhar em um coworking?

Uma das vantagens de trabalhar em um coworking é a economia de recursos: você não tem que arcar com os custos de aluguel, condomínio, água, luz, internet, limpeza, manutenção e outras despesas fixas de um escritório convencional.

Outra característica dos coworkings é o networking. Você pode se relacionar com profissionais de diversas áreas, expandindo a sua rede de contatos e criando oportunidades de parcerias, indicações e negócios. Muitos coworkings oferecem eventos e rodadas de negócios como parte dos seus serviços. Quem trabalha em um lugar assim também se motiva e se informa sobre as novidades e as tendências do mercado, compartilhando ideias e experiências com pessoas que podem valorizar o seu trabalho.

A flexibilidade de horário, local e plano que mais se adequam ao seu ritmo e às suas necessidades, sem ter que se submeter a contratos longos e burocráticos, também é um aspecto relevante. Além do conforto: você trabalha em um ambiente moderno, aconchegante e bem equipado, com tudo o que você precisa para realizar o seu trabalho com eficácia e qualidade.

Conheça os planos da Elephant Coworking para sua empresa.

Quais profissionais podem trabalhar em um coworking?

Agora que você já sabe o que é um coworking e os benefícios que ele pode te trazer, vamos te contar os principais perfis de profissionais que podem se beneficiar desse modelo.

Trabalhar em um coworking é uma boa opção para profissionais autônomos?

Se você trabalha por conta própria, como freelancer, consultor, coach, designer, programador, jornalista, advogado, contador, entre outros, trabalhar em um coworking pode ser uma ótima alternativa para sair da rotina do home office, ter mais produtividade, criatividade e networking.

Esse tipo de profissional vai se beneficiar de uma Estação de Trabalho, onde é possível se concentrar individualmente e também interagir com outros membros.

Uma vantagem dos coworking é que é possível alugar os espaços em planos para pagar mais barato, mas você também pode usar os coworking por diária, caso não vá trabalhar fora de casa todos os dias. Assim você pode variar seu ambiente e conhecer pessoas novas sem abrir mão da comodidade do sistema híbrido ou home office.

Coworking funciona para Microempreendedores individuais (MEI)?

Se você é um MEI, trabalhar em um coworking pode ser uma forma de reduzir os seus custos, aumentar a sua credibilidade e expandir o seu negócio, contando com um endereço comercial, um telefone fixo e um atendimento profissional.

No entanto, é importante lembrar que o MEI é o único tipo de empresa que permite a localização do endereço da empresa junto à residência do empreendedor.

Profissionais da saúde e da estética podem trabalhar em um coworking?

Para médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, entre outros, trabalhar em um coworking pode ser uma solução para ter um consultório ou uma clínica sem os altos custos de manutenção, podendo atender os seus clientes com conforto, privacidade e segurança.

Mas fique atento: nem todos os coworkings têm estrutura ou permissão para atender profissionais dessas áreas. Procure um coworking especializado nisso para garantir que eles atendam às normas sanitárias vigentes.

Coworking para profissionais que precisam de um espaço de trabalho esporádico

Quem precisa de um local para fazer reuniões, palestras, treinamentos, workshops, entre outros eventos, ou quem viaja e usa um escritório esporadicamente, vai se beneficiar de trabalhar em um coworking.

Isso porque essa opção é prática e econômica, podendo alugar um espaço por hora, por dia ou por semana, conforme a sua necessidade. Conheça também plataformas como a Woba, onde é possível buscar por espaços de coworking em todo o Brasil.

Coworking é ideal para empresas de pequeno, médio e grande porte também

Coworkings são espaços que também beneficiam as empresas. É possível economizar recursos evitando gastos e dores de cabeça com manutenção, limpeza, recepção, mobília, etc. Além disso, os colaboradores podem se sentir mais motivados pois o ambiente dinâmico favorece a inovação e a colaboração. 

Os ambientes extras dos coworkings como área de descanso, cafeteria, e lounge vão maximizar os momentos de pausa, e facilidades como sala de reunião e auditório podem melhorar a produtividade da equipe.

Grandes empresas também podem oferecer o coworking como um benefício para colaboradores que trabalham no modelo híbrido ou home office. Neste artigo aqui explicamos tudo sobre coworkings para grandes empresas.

Conheça a Elephant Coworking

Se você se interessou em trabalhar em um coworking, você precisa conhecer a Elephant Coworking. Somos uma comunidade de empreendedores inovadores que atende o Norte e o Nordeste do Brasil. Nós oferecemos uma infraestrutura completa, moderna e confortável, com planos que cabem no seu bolso e no seu perfil.

Nós também valorizamos e incentivamos o networking, realizando eventos, cursos e encontros que conectam e qualificam os nossos clientes. Faça parte da nossa comunidade e conheça as vantagens de trabalhar em um coworking de qualidade. Fale conosco e marque uma visita. Estamos à sua espera!

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!