4 maneiras de fazer mais networking em 2024 – impulsione sua carreira ou negócio

Se você chegou aqui, está buscando fazer mais networking para ter melhores resultados profissionais em 2024, seja na sua carreira ou no seu negócio.

Mas você sabe quais são as melhores formas de criar e cultivar laços profissionais com uma rede de contatos saudável e em expansão? Neste artigo, vamos te mostrar 4 maneiras fáceis e acessíveis para te ajudar a turbinar seu networking. Vamos lá! 

O que é networking?

Primeiro, é importante entendermos o que é o networking e como ele funciona. Network é uma palavra em inglês que pode ser traduzida ao pé da letra como “rede”. Neste caso, estamos falando da rede de contatos profissionais, e o networking seria o desenvolvimento desta rede.

Fazer networking é construir e manter relacionamentos profissionais com pessoas que podem te ajudar a alcançar seus objetivos, seja na sua carreira ou no seu negócio. Isso envolve trocar conhecimentos, experiências, informações, contatos, oportunidades e recomendações com pessoas que compartilham dos seus interesses, valores e objetivos.

Por que é importante fazer networking?

Talvez você já tenha ouvido falar que é preciso fazer mais networking, mas você entende a importância desse trabalho?

Ter uma rede de contatos amplia sua visão de mercado e de mundo, ao entrar em contato com diferentes perspectivas, ideias e tendências. Isso te torna um profissional ou empreendedor mais inovador e capaz de soluções criativas.

Ter um networking saudável com pessoas de valor também aumenta sua credibilidade e sua reputação na sua área. Se você demonstrar para seus colegas a sua competência, terá muito mais confiança daqueles que não te conhecem ainda ao ser recomendado.

A sua rede também abre para você novas portas e possibilidades. Geralmente as boas oportunidades de emprego, de negócio, de parceria, de investimento, de aprendizado e de crescimento vêm de conhecidos que lembram do nosso bom trabalho.

Por fim, o networking não se reúne apenas a oportunidades de negócio e valor de mercado. Ter uma rede de conexões valiosas também enriquece sua vida pessoal e profissional, ao com laços de amizade, de confiança e de colaboração.

Networking serve para a empresas também?

Talvez você já tenha ouvido falar astante da importância de um bom netwotking para estudantes que querem contruir carreira, profissionais autônomos, ou para aqueles que buscam uma vaga no mundo corporativo.

Mas saiba que fazer mais networking também é fundamental para empresas. É por meio dessa estratégia que os negócios podem atrair e reter clientes, principalmente os maiores, com uma rede de relacionamento baseada na confiança, na satisfação e na fidelização. Além disso, indicações, recomendações e depoimentos positivos que possam influenciar a decisão de compra dos potenciais clientes.

As empresas também podem reduzir seus custos por meio de parcerias, encontro de novos fornecedores e soluções compartilhadas.

Por fim, uma empresa cujos membros cultivam o networking tende a inovar e se diferenciar, com criatividade e colaboração por meio de ideias, sugestões e feedbacks vindos da rede de contatos.

4 maneiras de fazer mais networking em 2024

Agora que você já conhece o que é o networking e a importância de cultivar sua rede de contatos tanto para empresas quanto para profissionais, vamos te contar 4 formas simples de fazer mais networking.

1 Comunidades de inovação

Se você não sabe por onde começar, comece a frequentar comunidades de inovação, como o Açaí Valley em Belém e o Rapadura Valley em Fortaleza. São ecossistemas de empreendedorismo e tecnologia que reúnem startups, aceleradoras, incubadoras, investidores, universidades, governos e sociedade civil, promovendo eventos, encontros, debates e trocas de experiências entre os participantes.

Há muitas outras comunidades de inovação pelo país. Procure na sua região para se associar e começar a fazer mais networking. 

2 Eventos de empreendedores

Para fazer conexões mais valiosas é preciso estar cercado de pessoas que estão buscando os mesmo propósitos que você. Participe de eventos de empreendedores promovidos pelos hubs de inovação da sua região, como a Elephant Coworking. A Elephant além de ter espaços de trabalho compartilhados, promove palestras, workshops, mentorias e também happy hours e encontros informais de networking entre os seus membros e convidados.

Nessas ocasiões, você pode conhecer um grande número de pessoas para futuramente filtrar aqueles que atuam em segmentos que podem ser de seu interesse.

3 Trabalhe em um coworking

Alguns profissionais ou gestores podem sofrer de um certo isolamento em seus ambientes de trabalho, e nem sempre as oportunidades de conhecer pessoas novas se apresentam facilmente.

Trabalhar em um coworking que tenha foco no desenvolvimento da comunidade, como a Elephant Coworking, pode ser uma excelente forma de fazer mais networking e cultivar sua rede.

A Elephant acredita em comunidades, e incentiva a interação, a colaboração e a integração entre os profissionais e as empresas que fazem parte do seu espaço, criando uma cultura de networking e de inovação.

4 Use as redes sociais e as plataformas digitais a seu favor

Esteja atento não só ao LinkedIn. Siga páginas do mundo dos negócios no Instagram, Facebook, Twitter, ou YouTube e encontre nessas comunidades, outros empreendedores inovadores como você.

Aproveite seu perfil profissional nas redes sociais para construir a imagem profissional que deseja passar e atrair outras pessoas interessadas em fazer negócios com você.

Conclusão

Fazer networking é algo contínuo e de extrema relevância não só para profissionais, mas para empresas também. Por isso é preciso diversificar suas estratégias, traçar metas, e manter-se constantemente atualizado.

Se você quer fazer mais networking em 2024 e impulsionar sua carreira e seu negócio, conheça a Elephant Coworking. Somos uma comunidade de empreendedores inovadores que crescem juntos, compartilhando experiências e insights de mercado.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!