7 passos para um bom recrutamento e seleção de novos colaboradores

O recrutamento e seleção é um dos processos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Afinal, são as pessoas que fazem a diferença nos resultados, na cultura e no clima organizacional.

Por isso, é fundamental acertar na escolha dos novos colaboradores, que devem estar alinhados com a missão, a visão e os valores da empresa, além de terem as competências técnicas e comportamentais necessárias para a função.

Neste artigo, vamos te revelar os segredos de um recrutamento de seleção de sucesso, para que você acerte na seleção e não tenha problemas depois.

Ficou interessado? Então continue lendo!

O que é um bom recrutamento e seleção?

Um bom recrutamento e seleção é aquele que consegue atrair, avaliar e contratar os talentos que estão mais alinhados com a empresa, de forma ágil, eficiente e assertiva. Tenha em mente que se a sua empresa não tem uma cultura saudável e não oferece benefícios interessantes, não será possível atrair os melhores talentos.

Antes de falarmos sobre os 7 passos para fazer um bom processo de recrutamento e seleção, vamos falar sobre algumas características importantes que você deve buscar no novo colaborador.

Critérios para observar na seleção de um novo colaborador

É importante que o time de recrutamento e seleção saiba identificar facilmente as características que definem um colaborador alinhado com a cultura da empresa e que terá sucesso em suas atividades. Para isso, observe os seguintes pontos:

Competência técnica (hard skills): o conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que o candidato possui para desempenhar a função. Avalie se o candidato tem a formação, a qualificação, a certificação e a vivência necessárias para a vaga, bem como se ele está atualizado e se tem interesse em aprender.

Competência comportamental (soft skills): esse aspecto diz respeito às atitudes, valores e personalidade que o candidato demonstra no trabalho. Verifique se o candidato tem as características desejadas para a vaga, como proatividade, criatividade, comunicação, liderança, etc., bem como se ele se adapta à cultura e aos valores da empresa.

Não se esqueça que assim como nas competências técnicas, as competências comportamentais necessárias não são iguais para todas as funções. Busque características em concordância com a atividade desempenhada.

Motivação: avalie o grau de interesse, entusiasmo e comprometimento que o candidato tem pela vaga e pela empresa. Procure notar se o candidato tem uma motivação intrínseca, ou seja, se ele gosta do que faz e se identifica com o propósito da empresa, ou se ele tem uma motivação extrínseca, ou seja, se ele busca apenas benefícios, salário, status. 

Naturalmente, todas as pessoas tendem a valorizar vagas que oferecem bons salário e benefícios, mas se esse for o único motivo que move o candidato, a tendência é que após um tempo ele se sinta desmotivado.

Expectativa: é o que o candidato espera da vaga e da empresa, em termos de desafios, oportunidades, reconhecimento, desenvolvimento. É preciso avaliar se o candidato tem expectativas realistas, alinhadas e compatíveis com o que a empresa pode oferecer, bem como se ele tem flexibilidade e abertura para mudanças.

Por isso é importante que a empresa também seja transparente em relação ao que ela oferece e o que espera do candidato, e que proporcione durante a seleção, um ambiente seguro que estimule a transparência também por parte do candidato.

Realização: é aquilo que o candidato já fez de relevante na sua trajetória profissional, em termos de resultados, projetos, soluções. Atente para saber se o candidato tem um histórico de sucesso, de acordo com os objetivos e os indicadores da função, bem como se ele tem capacidade de inovar, de superar obstáculos e de agregar valor à empresa.

Desafio: É preciso avaliar se o candidato tem ambição, de acordo com o seu potencial e o seu talento, bem como se ele tem iniciativa, persistência e resiliência para alcançar seus objetivos.

Por que é importante fazer uma seleção assertiva

7 passos para um bom recrutamento e seleção de novos colaboradores

Procure fazer um bom processo de recrutamento e seleção para minimizar as chances de problemas. É mais simples investir em um processo assertivo do que lidar com as consequências mais tarde.

  • Uma contratação errada pode gerar custos diretos e indiretos para a empresa, como rescisão, treinamento, recrutamento.
  • A contratação de um novo colaborador que não possui os atributos requeridos para integrar a sua equipe pode gerar conflitos internos, como desmotivação, insatisfação, desalinhamento, desconfiança, e comprometer o clima e a cultura organizacional. É possível até perder um importante membro do time devido a conflitos com novos colaboradores desalinhados com a cultura.
  • Perdas de oportunidades podem ser geradas a partir de uma contratação errada. O tempo em que a vaga fica aberta gera sobrecarga nos outros membros do time e gap de serviços essenciais.

7 passos para fazer um bom recrutamento & seleção

Agora que você já entendeu a importância de ter um processo assertivo e quais aspectos deve observar no perfil do candidato, vamos aos 7 passos para uma seleção de sucesso.

Definição do perfil da vaga

Estabeleça de maneira objetiva quais são os requisitos, as responsabilidades, as habilidades e as atitudes esperadas do candidato, bem como os benefícios e as condições de trabalho oferecidos pela empresa.

Essa etapa não deve ser negligenciada, pois ela pode facilmente definir o sucesso de um recrutamento e seleção. 

Divulgação da vaga:

Divulgue a vaga nos canais mais adequados para o público-alvo, como sites, redes sociais, ou indicações, usando uma linguagem clara, atrativa e inclusiva, que desperte o interesse dos potenciais candidatos. Não esqueça que a forma como você monta a divulgação, imagens e textos usados vão definir a imagem de sua empresa, e que tipos de candidatos serão atraídos.

Triagem dos currículos: 

Nesta etapa, selecione os currículos que mais se encaixam no perfil da vaga usando critérios objetivos e eliminatórios, como formação, experiência, idiomas. Não sobrecarregue seu time de seleção, pois eles não terão tempo para avaliar com calma e podem perder um currículo valioso.

Aplicação de testes: 

Não pule essa etapa. Uma entrevista é importante, mas os testes podem ser reveladores, principalmente no que diz respeito ao perfil comportamental. Se sua empresa tiver orçamento, contrate testes desenvolvidos e validados por psicólogos, mas se não for possível, não deixe de fazer outros tipos de teste como dinâmicas em grupo.

Aqui estão algumas ideias de testes usados em processos de recrutamento e seleção.

Realização de entrevistas: 

Esse momento já deve ser reservado apenas para um pequeno grupo de candidatos, para evitar perda de tempo. Conduza entrevistas que explorem as motivações, as expectativas, as realizações e os desafios dos candidatos, Não se esqueça que o time de recrutamento e seleção também deve se preparar muito bem para o dia da entrevista, planejando perguntas e aproveitando bem o tempo.

Verificação de referências:

Analise as referências dos candidatos, entrando em contato com ex-empregadores, colegas  e clientes para confirmar as informações fornecidas e obter feedbacks sobre o desempenho e o comportamento dos candidatos.

Escolha do candidato:

É importante que durante o processo sejam feitas anotações, e que sejam atribuídas pontuações às etapas. Alguns processos de recrutamento e seleção podem durar várias semanas, e não é possível fazer a escolha final confiando apenas na lembrança e percepção pessoal dos recrutadores.

Por isso, tenha informações guardadas de cada candidato para revisitar no momento de escolha final, e pontuações atribuídas.

Conheça a Elephant Coworking, aqui temos o lugar perfeito para a realização do seu recrutamento e seleção.

Precisa realizar um recrutamento seleção mas o seu negócio não dispõe de espaço para reunir seus candidatos, realizar entrevistas e dinâmicas de grupo? Na Elephant Coworking você encontra salas de reuniões de diversos tamanhos que te oferecem um ambiente climatizado, com toda a estrutura necessária para realização de apresentações e avaliação dos seus futuros colaboradores.

No ecossistema Elephant você vai te oferecer os seguintes benefícios:

  1. Um ambiente inspirador, moderno e confortável, com diversas opções de espaços para realizar as etapas do recrutamento e seleção, como salas de reunião, auditórios, salas de treinamento, etc.
  2. Cafeteria, lounge, sala para descanso, ambiente para descontração com mesa de jogos para os intervalos entre as fases do seu recrutamento.
  3. Localização privilegiada no coração da cidade. Seus futuros colaboradores não terão dificuldade para chegar até o local do seu recrutamento.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!