Como abrir uma empresa sozinho: guia prático e completo

Você tem uma ideia de negócio, mas não tem um sócio para compartilhar os riscos e as responsabilidades? Não se preocupe, você pode abrir uma empresa sozinho e realizar o seu sonho de empreender.

Abrir uma empresa é o sonho de muitos brasileiros que desejam ter o seu próprio negócio e serem donos do seu destino. Mas, para realizar esse sonho com sucesso, o PLANEJAMENTO é chave.

Além de se programar direitinho, o empreendedor também deve cumprir algumas exigências legais, fiscais e burocráticas, para estar em dia com suas obrigações.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa de forma simples e segura.

Documentos necessários para abrir uma empresa sozinho

Para abrir uma empresa sozinho, você também vai precisar de um CNPJ. Caso você abra um MEI, é possível fazer tudo online pelo Portal do Empreendedor. Mas se você for abrir uma empresa um pouco maior, você vai precisar procurar um contador para te auxiliar no processo. 

Alguns dos documentos que você pode precisar são:

– CPF e RG

– Comprovante de endereço

– Certidão de casamento (se houver)

– IPTU do imóvel sede da empresa

Como abrir uma empresa sozinho? Montamos um guia prático e completo

Profissionais que você deve procurar para abrir uma empresa sozinho

Ao abrir uma empresa sozinho, você pode se sentir perdido quanto aos profissionais que precisa contratar. Se você está começando o seu negócio sozinho  e dispõe de um orçamento mais modesto, saiba que o profissional indispensável é o contador. Ele vai te auxiliar com a abertura do CNPJ, taxas devidas, escolha do melhor endereço, CNAE e natureza jurídica, registro na junta comercial, etc.

Além do contador, você também pode querer contratar um jurídico, porém esse profissional só costuma ser necessário em caso de empresas maiores. Um consultor de negócios também pode te auxiliar na abertura do novo negócio, mas calma: se você não tiver orçamento para isso, é possível fazer cursos gratuitos e baixar guias sobre o tema no site do SEBRAE.

O que é natureza jurídica

A natureza jurídica indica, para fins legais, qual a organização da empresa. Isso vai definir a quantidade de sócios, como funciona seu capital social, que tipos de atividades a empresa irá exercer e em qual setor da economia se enquadra, em quais regimes tributários pode se encaixar, etc.

Quais naturezas jurídicas permitem abrir empresa sem sócio

Microempreendedor Individual (MEI)

Se você tem pouco capital inicial e vai começar seu negócio sozinho, essa pode ser uma ótima opção. Com o MEI você consegue abrir seu CNPJ em poucas horas por meio da plataforma online disponibilizada pelo governo federal. Os optantes pelo MEI possuem um limite de faturamento anual de até 81 mil reais e são livres da obrigatoriedade de emissão de notas fiscais, salvo, as situações onde são realizadas a venda de produtos ou serviços de empresa para empresa. 

Empresário Individual (EI) 

Nesta modalidade, o empresário exerce sua função em nome próprio, sem sócios e responde de maneira ilimitada pelas dívidas contraídas pela empresa com seus bens pessoais. Fique atento, pois neste caso, não é possível haver separação entre patrimônio próprio e patrimônio empresarial. Diferente do MEI, nessa modalidade o limite de faturamento é de 4,8 milhões anual. 

Sociedade Empresária Limitada (LTDA)

Diferentemente das demais modalidades supracitadas, esta forma de natureza jurídica pressupõe uma proteção patrimonial para o empreendedor, ou seja, permite a separação do patrimônio pessoal do empresarial.

Neste enquadramento, o empreendedor tem responsabilidade limitada quanto às dívidas contraídas pela empresa, não sendo responsabilizado por sua totalidade. A Sociedade Limitada pode ser composta por apenas um sócio, ou por um grupo de sócios.

O que é endereço fiscal e para que serve na abertura da empresa?

O endereço fiscal é o endereço que vai estar presente no cartão CNPJ da empresa. Ele será a referência de endereço da sua empresa para o público e para órgãos oficiais. 

O endereço fiscal não precisa ser o mesmo do endereço comercial, e se você quer abrir sua empresa de forma econômica, pode optar por contratar um serviço de endereço fiscal. 

No serviço de endereço fiscal você tem acesso a toda a documentação de endereço necessária para abrir seu CNPJ. No plano de endereço fiscal da Elephant Coworking, você ainda ganha de brinde mentoria de marketing e de contabilidade, além de aulas com especialistas para te ajudar a crescer seu negócio. Conheça!

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!