Como alugar um escritório compartilhado?

Você já pensou em trabalhar em um escritório compartilhado? Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais entre profissionais de diferentes áreas, que buscam um espaço de trabalho flexível, econômico e colaborativo.

Mas o que é um escritório compartilhado, quais são os seus formatos, vantagens e como alugar um? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é um escritório compartilhado?

Um escritório compartilhado é um ambiente onde várias pessoas diferentes trabalham, podendo fazer networking ou também se concentrarem em silêncio quando preciso. Esse tipo de espaço geralmente funciona em coworkings, que são locais que oferecem infraestrutura completa, serviços de apoio e comunidade para os seus usuários.

Em um escritório compartilhado, você pode alugar uma mesa, uma estação de trabalho individual ou uma sala fechada, de acordo com a sua necessidade e preferência. Você também pode utilizar as áreas comuns do coworking, como salas de reunião, auditórios, cozinha, lounge, etc.

Conheça a Elephant Coworking e suas opções de espaço compartilhado.

Quais são os formatos de escritório compartilhado?

Existem vários formatos de escritório compartilhado, que se adaptam aos diferentes perfis e demandas dos profissionais. Separamos algumas das opções mais comuns:

Escritório aberto

É o formato mais comum e acessível de escritório compartilhado, onde você pode ocupar uma mesa em um espaço coletivo, junto com outros profissionais. Esse formato é ideal para quem busca interação, networking e dinamismo.

Se você busca essa opção, procure por coworking que ofereçam ambientes agradáveis, com espaço de circulação livre, entrada de luz natural e outras facilidades para aumentar o bem-estar.

Como alugar um escritório compartilhado
A Estação de trabalho da Elephant Coworking conta com luz natural, plantas e ambiente aberto para aumentar o bem-estar e o networking no ambiente.

Estação de trabalho individual

É o formato onde você tem uma mesa fixa e exclusiva para o seu uso, em um espaço compartilhado ou privativo. Esse formato é ideal para quem trabalha sozinho e busca mais privacidade.

Sala fechada

É o formato onde você tem uma sala privativa e mobiliada para o seu uso ou da sua equipe, dentro do coworking. Esse formato é ideal para quem busca mais segurança, isolamento acústico e identidade corporativa.

A sala privativa em coworking costuma vir com todos os serviços de espaço inclusos, como limpeza, recepção, mobília, controle de acesso, café, etc. Além disso, o coworking dispõe de outros ambientes como sala de descanso, cafeteria, ou salas de reunião, que podem ser usados pelo seu time.

Conheça as salas privativas e estações de trabalho da Elephant Coworking aqui.

Quais são as vantagens de alugar um escritório compartilhado?

Alugar um escritório compartilhado pode trazer muitas vantagens para você e para o seu negócio. Algumas delas são:

Economia

Ao alugar um escritório compartilhado, você economiza com aluguel, condomínio, IPTU, água, luz, internet, limpeza, manutenção e outros custos operacionais que teria com um escritório tradicional.

Flexibilidade

Em um escritório compartilhado é possível escolher o formato, o tamanho, o tempo e o local do seu espaço de trabalho. Você também pode mudar de sala, por exemplo, caso seu time mude de tamanho.

Infraestrutura

por um valor mais em conta, você tem acesso a uma infraestrutura completa e moderna para o seu trabalho, como mobiliário ergonômico, equipamentos de informática, internet de alta velocidade, telefonia, impressão, recepção, controle de acesso, além de ambientes como sala de descanso, de jogos, cafeteria e salas de reunião.

Networking

A maior vantagem de estar em um escritório compartilhado é o networking. Você passa a fazer parte de uma comunidade de profissionais de diferentes áreas e segmentos, que podem gerar oportunidades de negócios, parcerias e aprendizados. Você também pode participar de eventos, palestras e workshops promovidos pelo coworking.

Para aproveitar ao máximo o networking, busque um coworking como a Elephant, que disponibiliza um profissional específico para fazer a gestão de comunidade e mediar os novos negócios entre os membros.

Como alugar um escritório compartilhado?

Existem muitas opções de escritórios compartilhados e coworkings no mercado. Por isso, é preciso se atentar aos benefícios de cada espaço para selecionar o ambiente mais adequado para você.

  • Pesquise: faça uma pesquisa na internet ou peça indicações de coworkings que oferecem escritórios compartilhados na sua região. Verifique as fotos, as avaliações e os depoimentos dos usuários para testar a confiabilidade da empresa. Dica: fique atento ao histórico da empresa.
  • Visite: entre em contato com os coworkings que mais te interessaram e agende uma visita presencial. Conheça as instalações, os serviços e o clima do local. É importante ir e avaliar a distância da sua casa, o espaço onde você vai trabalhar diariamente e o acesso.
  • Escolha: compare as opções disponíveis e escolha o formato de escritório compartilhado que melhor atende às suas necessidades e expectativas. Verifique os planos, os preços e as condições do contrato, além da carteira de clientes e há quanto tempo o coworking funciona.

Se você está em dúvida entre qual coworking escolher, conheça a plataforma da Woba. Eles têm inúmeras opções de coworkings em todo o Brasil, além de planos que englobam vários espaços e day use gratuito de brinde.

Quanto custa um escritório compartilhado?

O custo de um escritório compartilhado varia de acordo com o formato, o tamanho, a localização e o coworking escolhidos. Em geral, os preços são acessíveis e flexíveis, podendo ser pagos por hora, por dia, por mês ou por pacote, dependendo do tipo de espaço desejado. A Elephant Coworking tem planos a partir de R$ 299, confira!

Se quiser saber mais sobre quanto custa trabalhar em um coworking, escrevemos detalhadamente neste artigo aqui.

Conheça a Elephant Coworking

Se você ficou interessado em alugar um escritório compartilhado, conheça a Elephant Coworking, um coworking com sede em Fortaleza e em Belém do Pará, que oferece escritório compartilhado para aluguel individual em um ambiente amplo e agradável.

Na Elephant Coworking, você encontra espaços de trabalho modernos, confortáveis e inspiradores, com toda a infraestrutura e serviços que você precisa para o seu sucesso profissional. Além disso, você também conta com os seguintes benefícios:

  • Salas de reunião: você pode utilizar as salas de reunião da Elephant Coworking, que são equipadas e confortáveis para você receber os seus clientes e parceiros com profissionalismo.
  • Gestor de comunidade
  • Networking
  • Eventos e workshops

Conheça!

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!