Como motivar a equipe no fim do ano: dicas e ideias

O fim do ano é um período de celebração, mas também de desafios para os gestores e donos de empresas que querem motivar a equipe e reconhecer os resultados alcançados. Além disso, é uma oportunidade de planejar o próximo ano e alinhar as expectativas e metas com os colaboradores. 

Mas como fazer isso de forma eficaz e criativa? Neste artigo, vamos dar algumas dicas e ideias de como motivar a equipe no fim do ano, seja você um gestor de time, pequeno empreendedor, ou profissional de RH.

Ideias de ações do RH para o fim do ano

O RH tem um papel fundamental na motivação da equipe, pois é responsável por desenvolver e implementar ações que valorizem os colaboradores, estimulem o engajamento e fortaleçam a cultura organizacional. Algumas tipos de ações do RH são:

  • Ações motivacionais: são atividades que visam reconhecer o esforço e o desempenho dos colaboradores, como premiações, elogios, feedbacks positivos, cartões de agradecimento, etc. Essas ações podem ser feitas individualmente ou em grupo, dependendo dos critérios estabelecidos pela empresa.
  • Ações educacionais: são iniciativas que promovem o aprendizado e o desenvolvimento dos colaboradores, como cursos, palestras, workshops, mentorias, etc. Essas ações podem ser relacionadas ao trabalho ou a temas de interesse geral, como saúde, finanças, bem-estar, etc.
  • Ações sociais: são projetos que envolvem a responsabilidade social da empresa e a participação dos colaboradores em causas sociais, como doações, voluntariado, campanhas solidárias, etc. Essas ações podem ser feitas em parceria com instituições ou comunidades carentes.

A seguir, separamos algumas ideias de ações que os profissionais de gente e cultura podem usar para engajar e motivar a equipe no fim do ano.

Prêmio melhores do ano

Uma dinâmica interessante para quebrar o gelo e engajar o time com leveza é a premiação de melhores do ano. Escolha categorias divertidas como “quem se veste melhor”, “quem traz os melhores lanches” ou “quem conta as melhores histórias”. Nada de focar em metas de produtividade nesse momento, a ideia é descontrair!

Divulgue as categorias para o time e abra a votação. Essa parte pode ser feita com antecedência. Prepare um troféu para cada categoria e entregue as premiações no estilo “Noite do Óscar” para fortalecer os vínculos entre o time.

Cartão de Natal da família

Para uma lembrança mais afetiva, é possível convidar a família a se engajar e ajudar a motivar a equipe. O RH deve pedir secretamente a algum familiar de cada colaborador para escrever uma mensagem de Natal, que pode ser entregue em uma confraternização ou outro momento.

Cápsula do tempo

Uma boa ideia para motivar a equipe para a virada do ano é estimular a escrita de metas para o novo ciclo. Na cápsula do tempo, as mensagens não necessariamente precisam ser compartilhadas. Após a escrita, elas devem ser guardadas em um local bem escondido, e reabertas apenas após um longo período de tempo, por exemplo no final do ano seguinte. 

Após tanto tempo é interessante ler o que se propuseram a cumprir, e refletir sobre as novas mudanças desejadas.

Desafio de Natal

Essa ação deve começar com alguma antecedência. Os desafios devem ser escritos em papéis e sorteados aleatoriamente. Os colaboradores terão todo o mês de dezembro para cumprir seu desafio, e podem compartilhar os resultados em um momento juntos, Alguns dos desafios podem ser: traga um conto natalino para compartilhar com os colegas; compartilhe uma receita de Natal; ou traga doces para dividir com o time.

Sugestões de confraternizações para o fim do ano

Se você é daqueles que não abre mão de uma boa confraternização de fim de ano, separamos também algumas ideias para esse período. As confraternizações são momentos de integração e diversão entre os colaboradores, que ajudam a melhorar o clima organizacional e a criar laços de amizade e confiança.

Pot Luck

Dinâmica onde cada um traz um prato sem necessariamente combinar o cardápio, e todos podem se surpreender com os dotes culinários dos colegas, ou com as combinações que vão surgir quando todas as receitas se unirem.

Aproveite para motivar a equipe a compartilhar suas receitas favoritas ou momentos felizes que são lembrados com os pratos.

Retrospectiva

Traga registros de momentos marcantes no ano e convide os colaboradores a compartilharem como se sentiram e o que aprenderam.

Presente em forma de voucher de experiência

O típico panetone dado de lembrancinha pode ser substituído por um voucher para viver alguma experiência como teatro, cinema, apresentação de dança ou dia de esportes. Aproveite para motivar a equipe a usufruir do voucher juntos.

Noite temática ou karaoke

Se sua equipe é mais extrovertida e gosta de atividades divertidas, convide a todos para um momento mais lúdico. As festas temáticas são ideais para quebrar o gelo e entrar na atmosfera de diversão.

Deixamos aqui como sugestão também este artigo da Endeavor com 7 ferramentas para criar uma cultura de valor.

Melhores formas de fazer reunião de avaliação e planejamento do ano

Sabemos que nem só de confraternizações vive o fim de ano em uma empresa. Esse período também é marcado por muitos momentos de reavaliação, feedback e planejamento para o ano seguinte.

Mas as reuniões de avaliação e planejamento precisam ser muito bem pensadas para que não se tornem longas demais ou fujam ao seu propósito, que é de analisar os resultados obtidos no ano que se encerra e definir os objetivos e as estratégias para o ano que se inicia. Algumas melhores formas de fazer essas reuniões são:

  • Planejar com antecedência: é importante definir previamente o objetivo, a pauta, os participantes, o local, a data e a hora da reunião. Também é recomendável enviar um convite formal aos envolvidos e solicitar que se preparem para a reunião.
  • Conduzir com eficiência: é essencial seguir a pauta estabelecida, respeitar o tempo determinado, facilitar a participação e a comunicação dos presentes, registrar as informações relevantes e encerrar com um resumo das decisões tomadas.
  • Avaliar com critério: é necessário utilizar indicadores confiáveis para medir o desempenho da empresa e dos colaboradores no ano que passou, reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos, identificar as oportunidades e as ameaças, e propor ações de melhoria.
  • Planejar com foco: é imprescindível definir metas claras, realistas e desafiadoras para o ano que vem, alinhadas com a missão, a visão e os valores da empresa. Também é importante estabelecer os prazos, os responsáveis, os recursos e os meios de acompanhamento e controle das metas.

Se você precisa de um espaço corporativo para reunir seu time no fim do ano e fazer atividades de team building, avaliação de resultados, planejamento de metas, e outras reuniões, conheça a Elephant Coworking. Temos salas de reunião e auditórios totalmente equipados e com todos os serviços inclusos para receber seus colaboradores.

Como usar bônus de metas no fim do ano para motivar a equipe

O bônus de metas é uma forma de recompensar financeiramente os colaboradores que atingem ou superam as metas estipuladas pela empresa. É uma forma de incentivar o desempenho e a produtividade da equipe, além de aumentar a satisfação e a fidelização dos colaboradores. 

Mas para usar esse recurso de forma inteligente e realmente motivar a equipe através dele, é preciso se atentar a 3 pontos principais:

  • Estabelecer regras claras: é fundamental definir previamente quais são as metas, como elas serão mensuradas, quem são os beneficiários, qual é o valor do bônus, quando ele será pago e quais são as condições para recebê-lo.
  • Comunicar com transparência: informe aos colaboradores sobre o sistema de bônus de metas, explicando os critérios, os benefícios e as expectativas da empresa. Também é importante dar feedbacks periódicos sobre o andamento das metas e o desempenho dos colaboradores.
  • Cumprir com assiduidade e pontualidade: o compromisso assumido com os colaboradores deve ser mantido no prazo combinado. Isso demonstra respeito e reconhecimento pelo trabalho realizado e evita frustrações e desmotivação.

Conclusão

Motivar a equipe no fim do ano é uma tarefa que exige planejamento, criatividade e envolvimento dos gestores e donos de empresas. Com as dicas e ideias apresentadas neste artigo, você pode tornar esse período mais produtivo, divertido e gratificante para os seus colaboradores. 

E se você está procurando um espaço corporativo para realizar as suas reuniões de avaliação e planejamento do ano, conheça a Elephant Coworking. Um coworking com sede em Fortaleza e em Belém do Pará, que oferece salas de reunião e auditório para equipes entre 4 e 50 pessoas.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.