Descubra porque coworking é a melhor opção de endereço fiscal para sua empresa

Ao abrir uma empresa, uma das primeiras preocupações é encontrar a melhor opção de endereço fiscal para seu negócio. Talvez você tenha pensado em usar o mesmo endereço da sua residência como endereço fiscal, mas é preciso considerar alguns pontos antes de fazer isso

Por exemplo, o gasto que esse arranjo pode te custar caso você mude de endereço. Pois será necessário atualizar o endereço fiscal nos órgãos competentes, como a Receita Federal e a Junta Comercial do seu município para fazer essa alteração cadastral.

Sem falar na falta de privacidade e segurança por ter o seu endereço fiscal no mesmo local onde mora. Pense também na imagem que sua empresa pode passar para potenciais clientes e parceiros.

O endereço fiscal é essencial na vida de todo empreendedor e escolher a melhor opção é fundamental para estabelecer a presença legal e comercial da sua empresa. Sabemos que encontrar um endereço fiscal pode ser desafiador, mas vamos te ajudar.

Leia todo esse artigo, pois explicaremos porque ter um coworking como endereço fiscal pode ser a melhor opção para sua empresa. Também vamos falar sobre o que é endereço fiscal, possíveis alternativas, e outros pontos que podem te ajudar nessa decisão!

Saiba o que é endereço fiscal

O endereço fiscal, também conhecido como domicílio fiscal, é o endereço que a sua empresa usa para fins tributários. Falando assim, até parece que não é nada demais, mas garantimos ser e você precisará, ok?

Você vai ter que informar esse endereço no momento da abertura do seu CNPJ, e ele vai constar em todos os documentos oficiais da sua empresa, como contratos sociais, cartão CNPJ, registros no estado e na prefeitura, notas fiscais e cadastro de fornecedores.

Além disso, ele é usado pelo fisco como endereço de correspondência e de contato com a sua empresa para notificações fiscais, judiciais, pagamentos de impostos e registro das atividades da sua empresa.

É por isso que escolher o coworking como a melhor opção de endereço fiscal está se tornando uma alternativa popular para empreendedores.

Porque sua empresa precisa de um Endereço Fiscal

Toda Pessoa Jurídica precisa informar um endereço fiscal no momento de sua abertura. Essa é uma exigência dos órgãos públicos para que haja um cadastro físico.

Veja os detalhes de como funciona:

  • Isso é necessário para que os órgãos oficiais (como a Receita e a Prefeitura) saibam onde encontrar os responsáveis, caso precisem.
  • Quando uma empresa é aberta, ela tem uma espécie de “Certidão de Nascimento”, que é o Cartão CNPJ. Nele, é preciso haver um endereço informado como sede. 
  • Esse endereço precisa ser fixo, e se for necessário trocar, existem várias taxas a serem pagas.

E é nesse ponto que os coworkings entram como uma solução para que o endereço fiscal de sua empresa possa ficar em um local fixo e seguro, mesmo que sua sede operacional mude de lugar.

O coworking é a melhor opção de endereço fiscal para sua empresa
Você ainda pode usar os espaços do coworking para trabalhar quando precisar

Endereço Fiscal em Coworking

O coworking como endereço fiscal é uma solução moderna e muito econômica para empresas de diversos tamanhos e diferentes modalidades de atuação. Você já viu até aqui, que todas as empresas precisam de um endereço fiscal, e que ele deve ser fixo.

Porém, sabemos que a sede comercial de um negócio nem sempre é fixa em um só lugar para sempre. Quando a equipe muda de tamanho, troca entre modelo híbrido e home office, ou ainda, quando se devolve um ponto alugado, a empresa precisa trocar o lugar de operação.

Nesses casos, se o endereço fiscal cadastrado no CNPJ estiver no mesmo lugar onde você opera, e sua empresa mudar de ponto, você será obrigado a alterar o seu cadastro de CNPJ para o novo local de operação. Isso gera perda de tempo com burocracia, além de custos altos com taxas e contabilidade.

Para resolver esse problema, os coworkings oferecem um serviço de endereço fiscal. Nele, é possível sediar sua empresa no endereço do coworking, sem risco de que ele mude de lugar, sem preocupação com documentação, e com o melhor custo/benefício.

E não se preocupe: esse serviço é legalizado e reconhecido pelos órgãos competentes, sem nenhum risco de problemas fiscais para o seu negócio!

Economia com endereço fiscal no coworking e suas vantagens

Como você viu, um coworking pode ser a melhor opção de endereço fiscal para sua empresa, além de trazer muita economia e praticidade.

A principal vantagem de ter seu endereço fiscal em coworking é a redução de custos com aluguel. Mas o coworking pode oferecer muito mais vantagens que vão impactar direta e positivamente no caixa da sua empresa. Confira abaixo:

  1. Serviços inclusos (recepção de correspondências, salas de reuniões, etc.);
  2. Praticidade com a documentação necessária, que é fornecida pelo próprio coworking;
  3. Infraestrutura de escritório para você usar esporadicamente (com móveis, equipamentos, internet rápida entre outros);
  4. Contato com outros empreendedores e oportunidade de fechar parcerias.

Em resumo, contratar um endereço fiscal em um coworking pode ser uma opção vantajosa para empresas que buscam economia e praticidade, além de cumprir as exigências legais e fiscais.

Alternativas ao coworking como endereço fiscal

Existem várias alternativas ao coworking como endereço fiscal, como usar o seu endereço residencial ou alugar o seu próprio espaço comercial. No entanto, cada opção tem suas próprias considerações e custos adicionais.

Se você optar por um endereço residencial, confira se nos seu caso será necessário pagar taxas, como por exemplo, as taxas adicionais de IPTU por usar o imóvel como ponto comercial

Se você mora em condomínio, também existe outro problema: a possibilidade de não ser permitido pelas regras do estatuto do condomínio. Além da possibilidade iminente da prefeitura solicitar documentos que comprovem que os condôminos sabem que o endereço fiscal é o mesmo da sua residência. 

Você também pode optar por alugar uma sala comercial só para isso. Nesse caso, esteja atento aos custos mais altos com aluguel, impostos, serviços públicos e manutenção do espaço. Além disso, se você precisar se mudar, terá que lidar com o processo de encontrar um novo local e se mudar, o que pode ser caro e demorado.

Assim, o coworking se torna a melhor opção de endereço fiscal por ser uma opção mais flexível e rentável para muitas empresas. Você evita taxas adicionais de IPTU e não precisa se preocupar com regras de copropriedade. 

Além da economia com endereço fiscal no coworking, ele oferece serviços compartilhados e ambientes de rede que podem ser benéficos para o crescimento do seu negócio. 

Por que a Elephant Coworking é a melhor opção para sua empresa?

Um endereço fiscal é uma exigência oficial, mas não precisa ser apenas mais uma taxa. O serviço de endereço fiscal pode agregar muito valor para seu negócio.

Na Elephant Coworking, a partir do plano de endereço fiscal, você tem acesso à nossa comunidade, com uma rede de mais de 1500 empreendedores para fazer networking e encontrar novas oportunidades.

Além disso, promovemos encontros regulares como workshops, rodas de conversa e noites de networking, com temáticas relevantes para empreendedores. Você pode fazer parte de uma rede de inovação!

E se você estiver se sentindo um pouco perdido com as questões burocráticas da sua nova empresa, a Elephant te dá de presente uma mentoria contábil gratuita com nosso escritório de contabilidade parceiro. Assim, você pode esclarecer suas dúvidas.

Se atente também para a credibilidade do coworking que você escolher. Afinal, se o coworking onde seu endereço fiscal está sediado fechar, você vai ter que passar pelo mesmo processo de troca de sede.

Com mais de 13 anos de experiência no mercado, a Elephant Coworking se tornou referência em espaços de trabalho compartilhados. Participamos do surgimento da categoria nas regiões onde atuamos.

Além disso, a Elephant Coworking oferece espaços de trabalho bem equipados, adequados para empresas de diferentes portes, caso você precise, que você pode conhecer aqui. E a partir do nosso plano de endereço fiscal, você ganha horas de uso do espaço de brinde, além de descontos.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.