Coworking para e-commerce: descubra como pode ser benéfico para seu negócio

Nos últimos tempos, negócios digitais se tornaram uma peça importante no dia a dia das pessoas, além de redefinir todas as atividades comerciais pelo mundo todo.

Além disso, o coworking para e-commerce é uma solução prática para empreendedores que estão começando seus negócios digitais, e precisam de um espaço de trabalho colaborativo, econômico e inspirador.

Uma pesquisa feita pelo SEBRAE e pela Anegepe, mostrou que no ano de 2022, quase 70% dos adultos entre 18 e 64 anos eram empreendedores ou estavam envolvidos no empreendedorismo.

Isso coloca o Brasil em segundo lugar no ranking de países com a maior taxa de potenciais empreendedores, deixando para trás países como Estados Unidos, China, África do Sul e Chile.

Mas, na hora de dar aquele start nos negócios digitais, muitos empreendedores podem se perguntar: para quem tem e-commerce, é melhor trabalhar de casa ou de um coworking?

Então, se está começando seu negócio agora ou se está querendo expandir seu espaço, esse artigo pode te ajudar a ver como coworking para e-commerce pode ser a solução que você estava buscando. 

O que é coworking?

Coworking é um termo em inglês que pode ser interpretado como “trabalhar junto”. Esse movimento é recente: em 2005 surgiu o primeiro espaço de trabalho compartilhado moderno, parecido com o que temos atualmente.

A proposta do coworking é juntar profissionais liberais, freelancers e empreendedores para trabalharem juntos, fazerem novos negócios e criarem conexões de valor. Tudo no mesmo ambiente, compartilhando e aproveitando a mesma infraestrutura.

Desde 2005, o modelo de coworking vem ficando cada dia mais popular, tanto que em solo brasileiro já existem mais de mil espaços de trabalho.

Resumindo, o coworking é um espaço de trabalho colaborativo com vários profissionais de diversas áreas. Abrir seu e-commerce em coworking tem várias vantagens, como o custo-benefício, e abaixo vamos falar mais sobre isso. Continue lendo!

Como seu e-commerce pode se beneficiar de um coworking

Como falamos antes, o coworking tem a proposta de juntar uma manada de gente talentosa, que quer crescer profissionalmente, e que aproveita esse espaço colaborativo de trabalho para fazer networking com outras pessoas igualmente talentosas.

Mas, se acha que seu negócio digital não teria essas mesmas oportunidades, vem com a gente! Vamos te mostrar como o coworking para e-commerce é justamente o que você está procurando. 

Redução de custos

Um dos motivos de um e-commerce ser tão popular é porque não exige altos investimentos para começar, certo? Mas se você for adquirir uma sala tradicional para trabalhar no seu projeto, pode acabar tendo que gastar muito dinheiro para iniciar.

O coworking é uma solução ideal para e-commerces que buscam um espaço de trabalho econômico. Por ter espaços compartilhados, o coworking permite que você tenha uma sala comercial, sala de reunião ou estação de trabalho individual com menos custos de aluguel, IPTU, serviços, reformas.

Flexibilidade e conveniência

Além do dinheiro, você também deve ter pensado na possibilidade de ter uma rotina mais flexível. Afinal, um negócio que existe online, pode permitir que você trabalhe de onde estiver.

Um coworking também oferece essa flexibilidade!

Alguns coworkings possuem mais de uma sede, às vezes na mesma cidade, ou em cidades diferentes. Há também plataformas que reúnem diversas opções de coworkings, como a Woba, onde você pode ver fotos do espaço e contratar. 

Infraestrutura para produtividade

Talvez sua preocupação ao escolher o coworking para seu e-commerce seja a infraestrutura e ambiente propício ao trabalho.

Um bom coworking é projetado especialmente para turbinar sua produtividade, com ambientes colaborativos, inspiradores, e funcionais. Além de ser um local onde outras pessoas também vão para trabalhar, o que reduz problemas de barulho e distrações, muito presentes no home office.

Além disso, os coworkings possuem uma equipe voltada para manutenção do espaço, com profissionais de facilities, limpeza e recepção. Assim, você não precisa se preocupar com isso e pode focar no seu negócio.

coworking para e-commerce
Você pode trabalhar em seu e-commerce a partir de um coworking

Networking e colaboração

O coworking, como você  já deve saber, é um espaço colaborativo. Então, como dono de um e-commerce, talvez você precise de alguns profissionais e especialistas, certo? O coworking é o local certo para encontrar esses profissionais ou conseguir recomendações.

Na Elephant Coworking, além de você encontrar facilmente esses profissionais, você também pode contar com nossos gestores de comunidade, que fazem uma ponte entre os membros para ajudar a formar conexões de negócios.

Um bom exemplo que temos aqui é a história da Michelle, que transformou sua consultoria de marketing e hoje atua como especialista em branding para e-commerces.

Endereço fiscal

Ao abrir um CNPJ, todo empreendedor se depara com a necessidade de abrir também um endereço fiscal, o endereço oficial solicitado pelos órgãos governamentais.

Nesse sentido, o coworking para e-commerce é uma excelente opção. Com ele, é possível ter um local de trabalho e um endereço fiscal sem precisar investir em um escritório ou um espaço apenas para isso.

Mas atenção: é sempre bom conferir a legislação da sua cidade e estado para conhecer as permissões. Por exemplo, na cidade de Fortaleza existe a possibilidade de um e-commerce abrir um endereço fiscal em coworking, mas em Belém, na data de publicação deste artigo (JUL/2023), ainda não é possível.

Aqui na Elephant Coworking, também oferecemos esse serviço para a nossa comunidade. Dentro dele, você pode ter acesso à emissão de nota fiscal, gestão de correspondência, entre outros benefícios sem precisar ter um custo alto. 

E aí, coworking para e-commerce é a melhor opção?

O mundo do empreendedorismo, especialmente no meio digital, oferece muita liberdade e flexibilidade, principalmente quando estamos falando de e-commerce.

Você está pronto para impulsionar o seu negócio de e-commerce para o próximo nível? O coworking para e-commerce é a solução colaborativa que você precisa. 

Além de compartilhar espaço de trabalho inspirador, você também terá acesso a uma comunidade de profissionais do ramo. Imagine as oportunidades de networking e aprendizado que surgirão ao trabalhar lado a lado com outros especialistas.

Então, se você quer investir em um negócio digital ou quer sair do home office, considere trazer seu e-commerce para um espaço de coworking.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.