Coworking para grandes empresas: como funciona e quais são as vantagens

Muitas pessoas associam o coworking apenas aos profissionais autônomos, freelancers ou pequenas empresas que buscam um espaço de trabalho compartilhado, econômico e dinâmico. No entanto, o coworking também pode ser uma ótima opção para as grandes empresas que querem inovar, reduzir custos, aumentar a produtividade e a satisfação de seus colaboradores.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o coworking para grandes empresas, quais são as opções de espaços disponíveis para times maiores e quais são as vantagens de estar em um coworking para o time. Além disso, vamos dar exemplos de grandes empresas que usam coworkings no Brasil e no mundo. Continue lendo!

Como funciona o coworking para grandes empresas

O coworking é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de espaços, recursos e conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas e segmentos. Em um coworking, você pode encontrar desde mesas rotativas em áreas abertas até salas privativas, salas de reunião e auditórios, que podem ser reservados por hora, dia ou mês.

Para as grandes empresas, o coworking oferece a possibilidade de ter uma infraestrutura completa e personalizada para suas equipes, sem precisar se preocupar com os custos e as burocracias de um escritório tradicional. Além disso, o coworking permite que as empresas tenham mais flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado, podendo ampliar ou reduzir seus espaços conforme a demanda.

Outra vantagem do coworking para grandes empresas é oferecer como benefício para colaboradores que trabalham em home office ou modelo híbrido, a possibilidade de trabalhar em diversos ambientes.

Quais são as opções de espaços para times maiores

Um dos principais benefícios do coworking é a variedade de espaços que ele oferece para atender às necessidades de cada empresa. Para os times maiores, existem algumas opções que podem ser interessantes:

Salas privativas

São espaços exclusivos e fechados para uma empresa ou equipe, que podem ter diferentes tamanhos e capacidades. As salas privativas garantem mais privacidade, segurança e conforto para os colaboradores, além de permitir uma personalização do ambiente.

As salas privativas também contam com todos os serviços e facilidades do coworking, como internet, limpeza, recepção, café, etc. Além de ser possível para a empresa, migrar de tamanho de sala dentro do próprio coworking, caso o tamanho do time mude.

Conheça as salas privativas da Elephant Coworking aqui.

Salas de reunião

São espaços equipados com recursos audiovisuais e mobiliário adequado para realizar reuniões presenciais ou online com clientes, parceiros ou fornecedores. As salas de reunião podem ser reservadas por hora ou por dia, conforme a necessidade da empresa.

As salas de reunião também oferecem um ambiente profissional e acolhedor para impressionar os convidados, com a vantagem de terem uso avulso.

Auditórios

São espaços amplos e preparados para receber eventos corporativos de maior porte, como palestras, workshops, treinamentos e lançamentos de produtos. Os auditórios podem ter diferentes formatos e capacidades, dependendo do número de participantes e do tipo de evento. 

Uma grande vantagem dos auditórios em coworking é a possibilidade de networking com os outros membros do espaço. Além disso, alguns coworkings contam com cafeteria, honest market, estacionamento ou outras facilidades do espaço para melhor receber os convidados.

Quais são as vantagens de estar em um coworking para o time

Estar em um coworking pode trazer diversas vantagens para o time de uma grande empresa, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Algumas dessas vantagens são:

  • Inovação: o coworking estimula a inovação ao proporcionar um ambiente criativo, diverso e colaborativo. Os colaboradores podem interagir com profissionais de outras áreas e empresas, trocar experiências e conhecimentos, gerar novas ideias e soluções. O coworking também favorece a atualização constante sobre as tendências do mercado e as novas tecnologias.
  • Produtividade: o coworking aumenta a produtividade ao oferecer uma infraestrutura completa e funcional para o trabalho. Estar em um coworking também permite que os colaboradores tenham mais autonomia e flexibilidade para gerenciar seus horários e rotinas.
  • Satisfação: o coworking melhora a satisfação ao promover um clima organizacional mais positivo e saudável. No coworking, os colaboradores podem desfrutar de espaços agradáveis, confortáveis e inspiradores, que contribuem para o bem-estar físico e mental.

Grandes empresas que usam coworkings

O coworking é uma tendência mundial que vem sendo adotada por grandes empresas de diferentes setores e países. Segundo levantamento da Folha de São Paulo, algumas empresas que já utilizam coworkings são:

  • IBM: a gigante da tecnologia transferiu cerca de 600 funcionários para um coworking em Nova York em 2017, com o objetivo de estimular a inovação e a interação com startups. Depois, a empresa replicou a experiência em outros oito coworkings ao redor do mundo.
  • Microsoft: a empresa de software também migrou 30% de seu quadro para vários coworkings em Nova York, Portland e Filadélfia, buscando mais flexibilidade, colaboração e abertura.
  • HSBC: o banco britânico realocou mais de mil funcionários de sua sede em Londres para coworkings na mesma cidade e em Hong Kong, visando trazer a comunidade para perto e melhorar o atendimento aos clientes.
  • Facebook: a rede social é a maior empresa que ocupa um coworking em Mountain View, na Califórnia. A motivação foi a economia de custos e a agilidade para escalar o negócio sem precisar comprar ou alugar imóveis.
  • Alibaba: a gigante do e-commerce também optou pelo coworking, transferindo parte de sua equipe da Índia e da China para espaços que oferecem uma estrutura de “edifício inteligente”, onde tudo está conectado.

No Brasil, o movimento de migração para coworkings também está aquecido. Grandes empresas como Itaú, Renault, Roche, iFood, Algar Telecom, entre outras, já estão adotando o modelo anywhere office como forma de alocação de seu pessoal.

Conheça a Elephant Coworking

Se você se interessou pelo coworking para grandes empresas e quer conhecer uma opção de qualidade no Norte e Nordeste do Brasil, venha conhecer a Elephant Coworking. A Elephant Coworking oferece soluções inteligentes para empreendedores de todos os portes e segmentos.

Com sede em Fortaleza e em Belém do Pará, e Hubs em Salvador e no Cumbuco, a Elephant Coworking conta com uma infraestrutura completa e moderna, que inclui salas privativas, salas de reunião, auditórios, estações de trabalho, com todos os serviços inclusos.

Na Elephant Coworking, você pode ter acesso a todos os benefícios do coworking para grandes empresas, como inovação, produtividade, satisfação, economia e flexibilidade. Além disso, você pode fazer parte de uma comunidade vibrante e diversa, que promove eventos, palestras, workshops e networking.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!