2 (duas) empresas no mesmo endereço: é possível?

Você sabia que é possível ter duas empresas registradas no mesmo endereço? Essa é uma dúvida comum entre muitos empreendedores, que querem abrir um novo negócio ou expandir o seu atual, mas não sabem se podem usar o mesmo local para isso.

Existem algumas informações importantes sobre esse tema, que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.

Neste artigo, vamos explicar se é possível ter duas empresas no mesmo endereço, quais são os tipos de empresas que podem fazer isso, e quais são os pré-requisitos para isso. 

É possível ter duas empresas no mesmo endereço?

A resposta é sim, é possível ter duas empresas no mesmo endereço, mas existem algumas regras para que isso seja permitido.

Em geral, as empresas que podem dividir o mesmo espaço são aquelas de alguns tipos de prestadores de serviços que não costumam precisar de atendimento ao público ou estoque. Também é importante que as empresas tenham atividades compatíveis entre si. 

Já para empresas de comércio que precisam de inscrição estadual, é preciso verificar na região estabelecida se a legislação permite que haja 2 CNPJs no mesmo endereço.

Quais tipos de empresas podem ser registradas no mesmo endereço?

As empresas de prestação de serviço sem atendimento ao público em geral recebem autorização para funcionar no mesmo endereço. Isso vale para diferentes tipos de empresa, como:

– Empresas de sociedade limitada: se você tem um ou mais sócios no seu negócio e o capital dos sócios é protegido.

– Empresas de sociedade anônima: são empresas onde os sócios são acionistas que negociam sua participação, seja de capital aberto ou fechado.

– Empresas individuais: se você é o único dono do seu negócio.

ATENÇÃO: Não é permitido ao Microempreendedor Individual (MEI) ter mais de um CNPJ ou ser sócio em mais de uma empresa. Os tipos de empresas individuais que permitem ao dono ter mais de uma empresa ou ser sócio são: Empresário Individual (EI), desde que a outra empresa não seja também do tipo EI; e a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Leia mais sobre o MEI neste artigo do SEBRAE.

Quais os pré-requisitos para haver duas empresas no mesmo endereço?

Para que haja duas empresas no mesmo endereço, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como:

– Verificar a legislação municipal: é preciso consultar a prefeitura da sua cidade, para saber se há alguma restrição ou exigência para ter duas empresas no mesmo endereço, como alvará, licença, zoneamento, etc.

– Verificar o contrato social: é preciso verificar se o contrato social das suas empresas permite que elas sejam registradas no mesmo endereço, ou se é preciso fazer alguma alteração ou aditivo para isso.

– Verificar o contrato de locação: se você aluga o imóvel onde as suas empresas funcionam, é preciso verificar se o contrato de locação permite que você tenha duas empresas no mesmo endereço, ou se é preciso negociar com o proprietário ou o administrador para isso.

– Verificar o espaço físico: é preciso verificar se o espaço físico onde as suas empresas funcionam comporta duas empresas no mesmo endereço, ou se é preciso fazer alguma adaptação ou ampliação para isso.

Por que os coworkings podem oferecer o serviço de endereço fiscal no próprio endereço deles?

Uma alternativa para quem quer ter duas empresas no mesmo endereço, mas não pode ou não quer usar o seu próprio imóvel para isso, é contratar o serviço de endereço fiscal de um coworking. Um coworking é um espaço compartilhado por profissionais de diferentes áreas, que buscam um ambiente de trabalho mais dinâmico, colaborativo e econômico.

Um coworking pode oferecer o serviço de endereço fiscal no próprio endereço dele, porque ele tem autorização e estrutura para isso, podendo atender a diferentes tipos de empresas, de diferentes segmentos e portes. Ao contratar o serviço de endereço fiscal de um coworking, você pode usar o endereço dele para registrar as suas empresas, receber correspondências, emitir notas fiscais, abrir contas bancárias, entre outras atividades. Além disso, você pode usufruir de outros benefícios de um coworking, como internet, telefone, impressora, copa, café, salas de reunião, eventos, networking, entre outros.

Explicamos mais sobre o serviço de endereço fiscal para abertura de empresas neste artigo onde falamos sobre segurança, confiabilidade e benefícios.

O que fazer para abrir um novo CNPJ se ele não puder ser localizado no mesmo endereço?

Se você tiver uma nova empresa que não pode ser aberta no mesmo endereço da empresa que você já tem, isso pode ocorrer por alguns motivos. Algumas das razões são incompatibilidade de atividades, restrição de legislação, limitação de espaço, discordância de sócios ou acionistas, entre outros. Nesses casos, você tem algumas opções como:

– Abrir a nova empresa em outro endereço: você pode procurar um novo imóvel para abrir a sua nova empresa, seja para comprar ou alugar, levando em conta os custos, a localização, a infraestrutura e a demanda do seu negócio.

– Abrir sua nova empresa em um coworking: você pode contratar o serviço de endereço fiscal de um coworking, como já explicamos, e ter a sua nova empresa registrada no endereço dele, sem precisar se mudar ou gastar muito para isso. Conheça o serviço de endereço fiscal da Elephant Coworking. Além do endereço, você tem benefícios como mentoria de marketing, orientação contábil, aulas mensais com especialistas em negócios, networking e mais.

– Abrir o novo negócio em um escritório virtual: você pode contratar o serviço de escritório virtual, que é semelhante ao de coworking, mas que não oferece um espaço físico para você trabalhar, apenas um endereço fiscal, um telefone fixo e um atendimento profissional.

Elephant Coworking

Ter duas empresas no mesmo endereço é uma possibilidade que pode trazer benefícios para os empreendedores que querem diversificar ou ampliar os seus negócios. No entanto, é preciso estar atento às regras e aos requisitos que permitem essa prática, que variam de acordo com o tipo de empresa, a atividade exercida, a legislação municipal e o contrato de locação.

Uma opção interessante para quem busca um endereço fiscal para as suas empresas é o coworking, um espaço de trabalho compartilhado que oferece esse serviço, além de outras facilidades e vantagens. Assim, você pode ter duas empresas no mesmo endereço, sem se preocupar com os custos e as burocracias de um escritório tradicional. Conheça a Elephant Coworking e todos os seus benefícios.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!