Hub de inovação ou coworking: qual é o melhor para o seu negócio?

Se você está no ecossistema do empreendedorismo, com certeza já ouviu falar em hub de inovação e em coworking. Esses são dois tipos de espaços que podem oferecer benefícios para empreendedores, profissionais liberais, freelancers e startups.

Mas você sabe qual é a diferença entre eles e como escolher o melhor para o seu negócio? Neste artigo, vamos explicar o que é um hub de inovação, o que é um coworking, quais as principais diferenças entre eles e como escolher qual espaço é melhor para você e sua empresa estarem. 

Confira!

O que é um hub de inovação?

Um hub de inovação é um espaço que reúne empresas, instituições, universidades, investidores e outros agentes do ecossistema de inovação, com o objetivo de promover a colaboração, a troca de conhecimento, o desenvolvimento de soluções e o fomento ao empreendedorismo.

Um hub de inovação pode oferecer serviços como mentoria, capacitação, networking, eventos, incubação, aceleração e acesso a recursos financeiros. Esse ambiente é ideal para quem busca criar ou escalar um negócio inovador, com alto potencial de crescimento e impacto.

É possível que um hub de inovação esteja presente em diferentes locais, como em universidades, prédios comerciais ou coworkings. No Ceará, por exemplo, o SEBRAE mantém o Ceará Habitats Digitais, primeiro centro de inovação do Estado comprogramação específica. Já em Belém do Pará, foi inaugurada a Sala do Empreendedor, referência em serviços e capacitações.

O que é um coworking?

Um coworking é um espaço de trabalho compartilhado por profissionais de diferentes áreas. Neles, é possível por exemplo alugar espaços como estações de trabalho, salas de reunião ou escritórios.

Um coworking pode oferecer serviços como internet, telefone, impressora, recepção, limpeza, café e água. Esse espaço é ideal para quem busca reduzir custos, ter flexibilidade, ter um ambiente profissional e fazer contatos.

Alguns coworkings como a Elephant Coworking também funcionam como hub de inovação, organizando eventos para empreendedores, investindo em startups, ou atuando como incubadoras. Por ser um ambiente propício ao encontro de diversos profissionais e empreendedores, nos bons coworkings é possível encontrar uma comunidade de inovação engajada.

Quais as principais diferenças entre um hub de inovação e um coworking?

A principal diferença entre um hub de inovação e um coworking é o foco. Enquanto um hub de inovação tem como foco a geração de valor e a transformação do mercado, um coworking tem como foco a prestação de serviços e a otimização de recursos.

Outra diferença é o perfil dos usuários. Enquanto um hub de inovação atrai principalmente startups, empresas de base tecnológica e inovadora, um coworking atrai principalmente profissionais liberais, freelancers e pequenas empresas.

Além disso, um hub de inovação oferece mais oportunidades de aprendizado, conexão e crescimento do que um coworking, pois conta com uma rede de parceiros, mentores, investidores e eventos voltados para a inovação.

Mas é possível encontrar ambos em um local. A Elephant Coworking cultiva uma comunidade vibrante, e oferece muito mais do que o espaço de trabalho. Por isso, atua como hub de inovação nas cidades onde está presente no Norte e Nordeste do Brasil.

Como escolher qual espaço é melhor para você e sua empresa estarem?

A escolha entre um hub de inovação e um coworking depende dos seus objetivos, necessidades e expectativas. Se você quer apenas um lugar para trabalhar, com infraestrutura e serviços básicos, um coworking pode ser uma boa opção. Mas se você quer um lugar para inovar, com acesso a recursos, conhecimento e rede de apoio, um hub de inovação pode ser uma melhor opção. Para ajudar na sua decisão, você pode fazer as seguintes perguntas:

– Qual é o propósito do seu negócio?

– Qual é o estágio de desenvolvimento do seu negócio?

– Qual é o grau de inovação do seu negócio?

– Quais são os desafios que você enfrenta no seu negócio?

– Quais são os benefícios que você busca em um espaço de trabalho?

Elephant Coworking, um lugar que é hub de inovação e coworking

Se você está procurando um espaço que une as vantagens de um hub de inovação e de um coworking, você precisa conhecer a Elephant Coworking. Um ambiente inspirador, moderno e confortável, com diversos serviços para atender empresas e empreendedores, além de uma comunidade vibrante, diversa e colaborativa, formada por empreendedores, profissionais, estudantes, pesquisadores e entusiastas da inovação.

Aqui é possível encontrar workshops, palestras, mentorias, hackathons, pitch days e muito mais, para você aprender, se conectar e se desenvolver. Além de uma rede de parceiros, clientes e investidores, que facilita o acesso a oportunidades de negócios, projetos, desafios e recursos financeiros. Venha conhecer!

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!