3 formas de economizar na conta de energia elétrica da empresa

A conta de energia elétrica é um dos principais custos de uma empresa, e também um dos mais variáveis. Dependendo do consumo, da tarifa e da bandeira vigente, ela pode pesar bastante no orçamento.

Por isso, é importante buscar formas de economizar na conta de energia elétrica da empresa, não só para reduzir os gastos, mas também para contribuir com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Para te ajudar nessa missão, separamos 3 formas de economizar na conta de energia elétrica da empresa, e outros segredos do financeiro de uma empresa. Confira!

Por que é importante economizar na energia elétrica da empresa?

Reduzir os custos operacionais

A conta de energia elétrica representa uma parcela significativa dos custos de uma empresa, especialmente se ela utiliza equipamentos que consomem muita energia, como computadores, impressoras, ar-condicionado, etc. Economizando na energia elétrica, a empresa pode reduzir seus gastos e aumentar sua lucratividade.

Aumentar a competitividade

Ao economizar na conta de energia elétrica, a empresa pode oferecer preços mais baixos ou investir em melhorias para seus produtos ou serviços, se tornando mais competitiva no mercado.

Praticar ESG e accountability

Gastando menos energia elétrica, a empresa demonstra que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade. Dentro do ESG (meio-ambiente, sustentabilidade e governança), o negócio deve buscar, entre outras coisas, causar menos impacto ambiental. 

A preocupação com esse aspecto pode melhorar sua imagem perante os clientes, fornecedores, parceiros e sociedade em geral, e tornar sua empresa mais sustentável.

3 formas de economizar na conta de energia elétrica da empresa

Você já sabe a importância de economizar na conta de energia elétrica da empresa. Agora, vamos te mostrar 3 maneiras de fazer isso na prática. Lembrando que é possível adaptar cada estratégia para a realidade do seu negócio.

Confira:

Mercado livre de energia

A primeira maneira de economizar na conta de energia elétrica da empresa é aderir ao mercado livre de energia. Você já conhece? O mercado livre de energia é um ambiente onde os consumidores podem negociar diretamente com os fornecedores de energia, escolhendo o preço, a quantidade, a qualidade e a duração do contrato.

Ao aderir ao mercado livre de energia, a empresa pode economizar na conta de energia elétrica, pois pode conseguir preços mais baixos e estáveis do que os praticados no mercado regulado. Além disso, a empresa pode ter mais autonomia, flexibilidade e transparência na gestão da sua energia.

Painel solar

Uma outra forma de economizar na conta de energia elétrica da empresa é instalar um painel solar. A luz captada pelo painel é transformada em energia e pode ser usada para alimentar os equipamentos da empresa ou ser injetada na rede elétrica, gerando créditos que podem ser abatidos na conta de energia.

Outra possível solução para empresas são os serviços de energia solar por assinatura, oferecidos por outras empresas especializadas no setor. Por meio delas, é possível usar energia solar sem precisar fazer o alto investimento inicial do sistema de paineis solares.

Ao utilizar energia solar, a empresa, além de economizar, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação da matriz energética do país.

Coworking

A terceira forma de economizar na conta de energia elétrica da empresa é optar por um espaço de coworking. Um coworking é um espaço compartilhado por empresas e por profissionais de diferentes áreas, que trabalham em ambientes colaborativos.

Por se tratar de um espaço compartilhado, todas as contas de manutenção do ambiente, inclusive a de energia elétrica, são divididas entre os membros. Ao escolher um coworking, a empresa pode economizar na energia elétrica, pois não precisa pagar pela energia consumida no seu espaço, e sim pelo valor do plano contratado. Além disso, a empresa pode economizar em outros custos, como aluguel, condomínio, IPTU, manutenção, etc.

Economizar na conta de energia com a Elephant Coworking

3 formas de economizar na conta de energia elétrica da empresa

Se você está buscando reduzir custos com a sede da sua empresa economizando em contas fixas como a de energia, conheça a Elephant Coworking. Um coworking com mais de 13 anos de história, com sede em capitais do Norte e Nordeste, onde você pode ter uma sala privativa com todos os serviços inclusos e economizar muito!

  • Um ambiente inspirador, moderno e confortável, com diversas opções de planos e espaços para atender às suas necessidades.
  • Uma comunidade vibrante, diversa e colaborativa, formada por empreendedores, profissionais, estudantes, pesquisadores e entusiastas da inovação.
  • Uma rede de parceiros, clientes e investidores, que facilita o acesso a oportunidades de negócios, projetos, desafios e recursos financeiros.

Venha fazer parte da Elephant Coworking, e conheça o futuro do trabalho.

Fique por dentro das tendências de empreendedorismo e da inovação

Assinando nossa newsletter!