É de extrema importância que uma empresa saiba como atrair e reter talentos de maneira eficaz. A adoção dessa estratégia de uma forma bem elaborada pode definir o sucesso de um negócio. No entanto, trata-se de uma tarefa cada vez mais difícil devido às mudanças que as relações de emprego têm passado recentemente.

O profissional moderno sabe o que quer. Ele tem à disposição uma vasta visibilidade de ofertas de vagas e sabe onde procurar o trabalho desejado. De acordo com relatório da HayGroup, 64% das organizações têm dificuldade para reter os profissionais contratados  e esse número aumenta em empresas de pequeno e médio porte, visto que não possuem capital para investir em retenção de talentos.

Quer saber como é possível alcançar um bom resultado? Neste post vamos explicar como funciona a retenção de talentos e qual sua importância para o negócio, além de mostrar boas práticas para atraí-los. Siga conosco!

Entenda como atrair e reter talentos para sua empresa

A retenção de talentos nada mais é que um conjunto de boas práticas utilizado pelas empresas. O objetivo é garantir que seus profissionais de destaque permaneçam no local por mais tempo e, assim, obter um diferencial competitivo.

Entre os métodos mais comuns podemos destacar a motivação, boa remuneração e um ambiente de trabalho que ofereça bem-estar ao funcionário. É importante preocupar-se com a ergonomia dos móveis, inclusão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e melhor divisão dos espaços de trabalho.

O diálogo deve começar do topo, visando melhorar o clima de trabalho. É primordial investir na implantação de canais de comunicação como intranet, aplicativos mobile, entre outros. O líder deve ser um exemplo e colaborar na realização das tarefas, abraçando sempre os valores da empresa e servindo de inspiração para os demais.

E o mais importante: a empresa deve oferecer um plano de carreira que busque alinhar o crescimento não só da organização, mas também de seus colaboradores, garantindo o benefício mútuo. O plano deve estabelecer tempo de casa e cumprimento de metas a serem alcançadas para o crescimento do funcionário.

Conheça a importância da retenção de talentos para o negócio

Os talentos abraçam os valores da empresa e empregam tudo de si com alta performance em suas funções. São mais colaborativos e não hesitam em ajudar um colega que tenha dificuldade, o que gera um ambiente de harmonia e bom relacionamento. Com uma equipe alinhada, as tarefas são cumpridas com maior agilidade e mais qualidade.

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert

O perfil comportamental de um talento é compatível com a cultura organizacional e costuma entregar resultados de alto desempenho. Quando esses profissionais são colocados em posição de liderança, podem conferir maior agilidade ao processo de tomada de decisão porque já conhecem a dinâmica, os desafios e impactos das atividades operacionais da organização.

Além disso, reter talentos é mais econômico para a empresa. Por mais que o processo de desenvolvimento de talentos gere custos, esses serão menores que aqueles envolvidos em verbas rescisórias, admissão de um novo funcionário e treinamentos necessários para adequar um colaborador à sua função.

Saiba como aplicar a cultura organizacional na retenção de talentos

Pode-se entender como cultura organizacional o conjunto de ações, valores e crenças que se desenvolve em uma organização e orienta o comportamento de seus membros. É a identidade da companhia, o modo como seus colaboradores devem agir para atingir os objetivos traçados. Mas como a cultura organizacional pode atrair e reter esses talentos?

O perfil atual de funcionário zela não somente pelo salário, mas também pela identificação com a empresa na qual se propõe a trabalhar. Nesse momento os conceitos de missão, valores e crenças da organização pesam muito em sua decisão. Cabe ao RH zelar para que a cultura da empresa atraia os profissionais certos para sua equipe.

Além de criar uma boa missão e visão, com valores que poderão atrair e reter talentos, é fundamental que a organização coloque-os em ação conforme o esperado. Caso contrário, o colaborador poderá se decepcionar e partir em busca de novas oportunidades.

Conheça algumas boas práticas para atrair e reter talentos

Agora que você já sabe a importância da retenção de talentos e algumas formas de atraí-los, vamos conhecer boas práticas para essa ação:

  • abrace a flexibilidade: a empresa deve garantir flexibilidade ao seu colaborador, seja oferecendo oportunidades de trabalho remoto ou abrindo possibilidade para um expediente reduzido ou sazonal;
  • estimule o intraempreendedorismo: com esse método os colaboradores são estimulados a agir, pensar e se comportar como empreendedores. Ao incorporar um espírito intraempreendedor, a organização é capaz de incentivar a inovação e, assim, aumentar a produtividade e eficiência;
  • crie um plano de educação corporativa: integrar os negócios com um plano bem elaborado pode garantir os talentos na empresa. Com ele é possível ampliar as competências individuais e manter foco real no alcance de resultados;
  • envolva os colaboradores em uma causa: apresente aos seus funcionários uma visão de futuro, não apenas tarefas cotidianas a serem cumpridas. Estabeleça desafios a cada um deles para que essa visão seja alcançada;
  • aposte na equipe: invista mais na sua equipe atual. Promova sua carreira por meio de planos e incentivos. Faça com que os colaboradores se sintam motivados e seguros na posição que ocupam na empresa. Assim, terão previsão de crescimento para que não precisem buscar novas oportunidades em outras empresas.

Boa parte dos talentos deixa as empresas onde trabalham por se sentirem inseguros ou desmotivados com o que é oferecido. Aplicando as ações aqui estudadas, você será capaz de retê-los e criar uma equipe fiel e engajada, com espírito de colaboração e disposta a contribuir para o crescimento da sua empresa.

Vimos neste artigo como atrair e reter talentos de maneira eficaz. Aprendemos o que isso significa e qual sua importância para a empresa. Conhecemos, ainda, algumas boas práticas que você pode utilizar em sua organização para começar imediatamente a incentivar e reter os talentos que possui, além de atrair novos candidatos.

Este conteúdo foi útil para você? Que tal levá-lo a outras pessoas? Ajude-nos a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais. Até a próxima!

Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO