40650325970 4787f26919 k

Quais os principais desafios dos empreendedores na gestão?

O período econômico atual fez crescer o empreendedorismo por necessidade. Ou seja, desde 2014, quando o Brasil afundou em uma crise de economia e de desemprego, grande parte das pessoas optou por abrir sua própria empresa.

Esse dado está no relatório executivo Global Entrepreneurship (GEM), que aponta que o empreendedorismo no Brasil está dividido entre oportunidade e necessidade. 

Diante deste cenário, sabemos que o empreendedorismo vem com uma série de adversidades. Empresários têm que lidar com isso, não importa quanto tempo eles estejam no negócio. 

Se você está no jogo ou pensando em fazer parte do mundo empresarial, esteja preparado para esses 6 obstáculos a serem enfrentados na gestão de empresas.

Conheça 6 dos principais desafios dos empreendedores

Embora ser um empreendedor tenha seus benefícios, também tem seus desafios. Trabalhar longas horas fazendo malabarismos e tendo que constantemente projetar novas idéias. No entanto, depois de aprender a superar os desafios abaixo, você poderá colher os frutos.

Desafio 1: Mente atualizada

Estudos indicam que 35% das qualificações necessárias, independentemente da indústria, terão mudado até 2020. Então, se você achava que a escassez de habilidades era difícil, isso pode piorar se não fizermos algo a respeito.

A necessidade constante de garantir que nossa força de trabalho esteja atualizada em relação às últimas tendências, conhecimentos e habilidades é um grande desafio enfrentado atualmente pelos empreendedores. Os gerentes precisam oferecer soluções de treinamento que possam evoluir tão rapidamente quanto as necessidades da equipe.

Desafio 2: Alta rotatividade de pessoal

Poucos trabalhos, ou mesmo carreiras, são para a vida toda. A perspectiva é de cerca de  4,2 anos. Nesse mundo de empregos, o desafio é como reter os melhores talentos. Se não fizer isso, seus custos podem ser enormes. E, claro, nem tudo se refere aos números mas uma saída pode impactar o espírito de equipe.

Cada vez que alguém sai, suas ideias, conhecimento da empresa, experiência ou simplesmente o talento vão com eles. Não é de se admirar que líderes de RH dizem que atrair e reter os melhores talentos é uma das principais prioridades.

Então, como reter esses talentos? Treinando-os. A facilidade em achar que a retenção de colaboradores está em oferecer melhor salário ou promoções nem sempre é o caso. Sua equipe quer aprender.

Oportunidades de desenvolvimento e treinamento aumentam a fidelidade à empresa, assim como apostar no aumento de suas habilidades. Portanto, reduza a rotatividade de pessoal oferecendo oportunidades de desenvolvimento significativas e treinamento adaptado às suas metas pessoais.

Desafio 3: Criando equipes inovadoras

Por que nutrir equipes criativas é importante? Simplesmente porque o sucesso comercial e a sobrevivência da sua empresa dependem disso. No entanto, em tempos difíceis, é tentador colocar as grandes ideias em segundo plano.

Se não estimularmos a inovação dentro das equipes, essas grandes ideias logo acabarão. Pior ainda, os funcionários levarão suas incríveis propostas a um empregador mais inovador. Então, por mais ocupado ou focado no rendimento que você esteja, sempre vale a pena priorizar a criatividade de sua equipe.

Muitas pessoas querem colaborar no trabalho. Então, dê às suas equipes as ferramentas para compartilhar suas ideias. Criatividade e inovação nem sempre têm a ver com grandes ideias ou novas invenções.

É também sobre as pequenas dicas que compartilhamos que tornam a vida cotidiana um pouco mais suave. Então, por que não pedir às pessoas que compartilhem suas melhores práticas?

Desafio 4: Compartilhando conhecimentos

Infelizmente, muitos profissionais continuam acreditando que seu crescimento profissional pode estar na sua disposição em ajudar na evolução do outro. Esse sentimento afeta grande parte do mundo corporativo hoje.

Equipes que não compartilham informações relevantes para o crescimento mútuo estão fadadas à estagnação.

Esse pensamento não guarda lugar para o conhecimento, idéias e talentos na sua empresa. A comunicação e o conhecimento devem fluir livremente por toda a organização para garantir todos os benefícios. Dessa forma, a inovação e a mudança organizacional positiva podem florescer.

Então, é preciso derrubar as barreiras e liberar o conhecimento de suas equipes!. Você pode fazer isso por meio da recompensa, ou seja, pelo reconhecimento. Incentive todos a compartilhar seus conhecimentos especializados.

Afinal, ser necessário e valorizado é incrível! Quando suas equipes percebem que seus conhecimentos são reconhecidos, é mais provável que queiram compartilhá-los. Em breve, as barreiras defensivas cairão.

Desafio 5: Engajamento dos colaboradores

Por último, mas não menos importante, um dos maiores desafios do nosso tempo — o engajamento dos funcionários. Colaboradores comprometidos são mais produtivos, criativos e menos propensos a sair.

Portanto, não é surpreendente que a maioria das empresas buscam pelo melhoramento do engajamento dos funcionários. Eles se dispõem nas horas extras, se esforçam e têm iniciativa para auxiliar para o crescimento da empresa.

Desenvolvem pensamentos de dono, envolvendo os colegas de equipe em um clima de entusiasmo, gosto e energia para trabalhar. Certifique-se de que cada membro da equipe compreenda como suas ações beneficiam seus colegas e a missão da empresa.

Desafio 6: Expansão 

Com o empreendedorismo em ascensão, há muitos investimentos disponíveis, cursos educacionais e conteúdos facilmente acessíveis sobre como iniciar seu próprio negócio, e espaços de coworking e inovação voltados para a comunidade estão surgindo em todo o país.

É um bom momento para se envolver na expansão de sua startupOs métodos mais comuns pelos quais as pequenas empresas aumentam seus negócios são de caráter incremental, ou seja, aumentar o estoque de produtos ou serviços prestados sem fazer grandes mudanças nas instalações ou outros componentes operacionais.

Mas geralmente, depois de algum tempo, as empresas que têm capacidade e vontade de crescer descobrirão que outras opções devem ser estudadas. Elas incluem:

  • crescimento através da aquisição de outro negócio existente (quase sempre menor em tamanho);
  • oferecendo propriedade de franquia a outros empreendedores;
  • licenciamento de propriedade intelectual para terceiros;
  • estabelecimento de acordos comerciais com distribuidores e/ou concessionárias;
  • em busca de novas estratégias de marketing;
  • juntar-se a cooperativas do setor para obter economias em certas áreas comuns de operação, incluindo publicidade e compras;
  • planos de participação em ações de funcionários.

Naturalmente, nenhuma das opções acima deve ser buscada até se avaliar os pontos fortes e fracos da sua empresa.

Obstáculos superados: siga em frente!

Se você chegou até aqui, é possível que tenha conseguido superar esses grandes desafios dos empreendedores, ou está no caminho certo para se estabelecer como um.

Isso não quer dizer que eles irão acabar com o passar dos anos nem que novos e variados obstáculos não surgirão, mas você estará preparado para lidar com os mais  impactantes, e isso o coloca numa posição vantajosa frente à concorrência.

Que tal saber mais sobre Como uma rede de relacionamento profissional ajuda a escalar o seu negócio?

Deixe um comentário

© 2021 Elephant Coworking.