No Brasil, enquanto alguns setores da economia caminham a passos lentos, o número de startups que surgem diariamente no país prova um cenário contrário e consolida a nova geração de empreendedores brasileiros em diversos mercados. Mas será que investir em uma startup vale a pena? 

Neste post, trouxemos alguns pontos importantes que todo investidor-anjo precisa levar em consideração antes de decidir se deve ou não aplicar seus investimentos em uma empresa desse tipo. Quer conferir? Então, continue a leitura e acompanhe nossas dicas!

Um mercado inflado, mas com oportunidades infinitas

Sim. De fato, o mercado de startups no Brasil é crescente, inclusive, sendo um dos primeiros de um ranking mundial em número de novos empreendedores. Por um lado, esse número orgulha e fomenta novas oportunidades em diversos mercados. Mas, por outro, preocupa alguns empreendedores pela grande concorrência — o que dificulta encontrar um investir-anjo para o negócio. 

Mas nada de desistir ou achar que não vale a pena investir em uma startup. Muito pelo contrário! Enquanto houver boas ideias, sempre haverá investidores dispostos a encontrar boas soluções.

Por isso, o que define se alguém se interessa ou não pela sua proposta está, justamente, na essência de seu negócio e o que ele tem para oferecer. Ainda não ficou claro? Então, confira o próximo tópico e saiba o que precisa melhorar para conseguir o tão sonhado investimento de sua startup. 

Alguns pontos a serem levados em consideração 

Não existe uma receita de bolo para avaliar um negócio, mas alguns critérios sempre são mais relevantes para que investidores definam em qual startup devem investir. Antes de achar que sua ideia não agrada a ninguém, busque responder as perguntas abaixo e, a partir disso, se oriente perante o mercado. Pronto? 

Você conhece o problema do cliente? 

Essa é a primeira questão, e ela é fundamental para você saber qual a solução que seu produto ou serviço oferece às dores do cliente. Ou seja, não  para resolver nada se sua empresa não tem conhecimento do que o cliente precisa — esse é um passo primordial para encontrar um investidor anjo. 

Quem são os fundadores? 

Esse critério também é muito importante para garantir o investimento. Afinal, geralmente, uma startup em fase inicial é composta apenas por seus fundadores. Certamente, os investidores vão buscar informações sobre a capacitação e experiência de seus empreendedores, a fim de terem mais segurança nas decisões. Ter uma equipe de primeira e, de preferência, com formações variadas, pode ser um grande diferencial para o seu negócio. 

Como anda o seu mercado? 

Quanto maior o seu mercado, maiores são as chances de possíveis investimentos. Afinal, ninguém quer arriscar colocar dinheiro em setores que apresentem riscos e incertezas, concorda? Por esse motivo, é imprescindível que os empreendedores tenham total conhecimento de seu mercado e consigam transmitir o seu verdadeiro potencial de crescimento. 

Por que sua solução se diferencia do mercado? 

Conforme  citamos no texto, a concorrência é grande e isso deve ser encarado como uma oportunidade. Afinal, o que diferencia seu produto e serviço dos demais? Busque focar sempre nesses diferenciais e vender a solução que eles oferecem aos problemas do cliente.

Mas tudo isso precisa ser real e interessante ao investidor, ou seja, suas ideias precisam ser atrativas e ter um fundamento que mostre que aquilo pode ser, de alguma forma, lucrativo ao cliente. 

Enfim, esses foram alguns critérios importantes que todo investidor leva em consideração ao investir em uma startup. Sem dúvidas, as oportunidades existem e cabe a você saber se destacar e aproveitá-las da melhor forma.  

Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e contribua com o conhecimento de outros empreendedores. Quem sabe, assim, não surgem novas oportunidades para você? 

vem-pra-manada-bannerPowered by Rock Convert
Elephant City

Elephant City

Estamos reinventando a forma de trabalhar, viver e se divertir. Nós desenhamos e operamos hubs de inovação, coworking e colivings em locais únicos. Se você precisa de um local para trabalhar e uma comunidade para te apoiar, a Elephant é ideal para você! #Vempramanada

DEIXE UM COMENTÁRIO